
O receio em relação aos impactos da crise mundial – que ainda insiste em rondar a economia e os negócios brasileiros – levou grande parte das organizações a enxugar seus investimentos na área de comunicação. Se por um lado essa atitude de contenção de custos é compreensível, por outro é evidente que o investimento estratégico na comunicação com os stakeholders é fundamental para garantir o espaço da organização no mercado, bem como sua reputação e visibilidade.
É nesse cenário que o planejamento estratégico da comunicação corporativa torna-se um ativo da maior importância para os profissionais da área e para seus clientes/empregadores, pois possibilita:
• compreender profundamente a organização e seu cenário de atuação;
• monitorar a concorrência e os públicos estratégicos que interferem em seus negócios;
• alinhar o posicionamento, as decisões e as ações organizacionais;
• construir a reputação da organização em bases sólidas;
• racionalizar o investimento dos recursos disponíveis;
• mensurar efetivamente os resultados obtidos.
Para isso, os profissionais responsáveis pela comunicação corporativa devem assumir seu papel de gestores estratégicos de reputação e implementar processos de planejamento que incluam:
• metodologias de análise de cenários internos e externos;
• traçado do posicionamento de comunicação da organização;
• mapeamento dos públicos estratégicos e construção de políticas de comunicação dirigidas a cada um deles;
• definição dos objetivos a serem alcançados e das estratégias e ações necessárias à sua consecução;
• determinação dos prazos e custos para implementação das ações propostas;
• delineamento das métricas de avaliação dos resultados;
O Curso Como Fazer um Planejamento de Comunicação Corporativa Eficaz visa capacitar os participantes a desenvolver cada uma das etapas acima, de forma didática e eficaz.
Objetivos gerais
• Discutir as principais tendências contemporâneas que impelem as organizações a adotarem novos posicionamentos e procedimentos.
• Demonstrar a importância estratégica do planejamento no processo de gestão da comunicação e da reputação corporativas.
• Demonstrar as diferenças entre o planejamento de comunicação de nível estratégico e operacional.
• Apresentar as principais técnicas de análise de cenários que permitem construir um diagnóstico eficaz da situação comunicacional da organização.
• Capacitar os participantes a produzir planos de comunicação adequados às suas necessidades.
Programa
• As pressões do cenário contemporâneo e os novos comportamentos organizacionais;
• A comunicação estratégica como ferramenta de construção da reputação corporativa;
• O planejamento como ferramenta de análise, alinhamento, decisão e avaliação; Planejamento estratégico e planejamento operacional: características e usos;
• Estudo das etapas do planejamento, com exemplos:
– Análise do cenário interno e externo da organização: ferramentas;
– Mapeamento dos públicos estratégicos: modelos;
– Diagnóstico;
– Posicionamento de comunicação;
– Políticas de relacionamento com cada público estratégico;
– Objetivos;
– Estratégias;
– Ações;
– Cronograma;
– Orçamento;
– Métricas de avaliação.
• Exercícios a partir de estudo de caso.
Benefícios
Ao final do curso, o participante estará habilitado a visualizar a comunicação de forma mais estratégica e a empregar o planejamento para garantir a abrangência e a eficácia de seu trabalho junto às organizações.
Público-alvo
– Profissionais que já atuam na área de comunicação institucional ou corporativa, independente de suas formações acadêmicas;
– Profissionais que desejam desenvolver novas competências no campo da comunicação corporativa.
Informações gerais
Data: 31/5/2011
Horário: 9:00 às 18:00 horas
Dia da Semana: terça-feira
Local: A definir
Cidade: Salvador
Telefones: (11)2359-4871/72
Valores:
Associado: R$270
Não associado: R$380
Faltam: 98 dias para o curso