Contribuinte pode antecipar IPTU, Matrículas no Cicaf e Jornada Pedagógica, confira as notícias da Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

IPTU

O contribuinte que desejar antecipar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2011 pode se dirigir à Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no prédio do Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf), ou emitir o boleto através da internet pelo site www.sefaz.feiradesantana.ba.gov.br. O atendimento referente ao tributo municipal começa a partir da próxima quinta-feira (10/02/2011).

Conforme o calendário tributário, publicado no ano passado, o pagamento da cota única ou da primeira cota do IPTU em Feira de Santana começa sempre no dia 7 de abril. Entretanto, os carnês serão confeccionados e distribuídos no decorrer da primeira quinzena do mês de março.

O secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves, ressalta o incentivo do Governo Municipal para os contribuintes que optarem pelo pagamento do IPTU à vista. “Quem pagar em cota única terá desconto de 20%, um dos maiores concedidos no Brasil”, observa.

Outra opção para os contribuintes é o pagamento do tributo em até cinco cotas, mas sem descontos. Cada cota deverá ter o valor mínimo de até R$ 40,00. Em Feira de Santana são aproximadamente 70 mil contribuintes do IPTU.

Semáforo na rua El Salvador

A Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) implantou um conjunto de semáforos, de três tempos, no cruzamento da rua El Salvador com a avenida Eduardo Fróes da Motta. A iniciativa visa disciplinar o trânsito no local e facilitar a conversão de veículos em trecho urbano de rodovia de trânsito intenso.

Os equipamentos foram implantados durante o final de semana. Conforme o chefe da Divisão de Sinalização e Equipamento de Tráfego da SMT, Herval Borges, a iniciativa segue estudos promovidos pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) visando solucionar problemas de trafegabilidade na cidade.

A implantação dos equipamentos facilita o acesso de motoristas que necessitem atravessar a avenida Eduardo Fróes da Motta para se deslocar em direção aos conjuntos Oyama Figueiredo, Feira VII, bairro Liberdade e adjacências.

A SMT também pretende implantar mais equipamentos de sinalização visando disciplinar o tráfego em locais de maior fluxo de veículos. Um deles, conforme Herval Borges, está definido para a rua Edelvira de Oliveira, altura do Largo São Francisco.

Matrículas no Cicaf até esta terça-feira 

As pessoas beneficiadas pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas) e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além dos Conselhos Tutelares I e II e do programa “Rua Tô Fora”, que desejam participar de algum curso no Centro Integrado de Capacitação e Apoio ao Adolescente e à Família Professora Gilza Melo (Cicaf) tem até esta terça-feira (08/02) para realizar sua inscrição.

Há vagas disponíveis para os cursos de inglês e básico integrado, com 240 vagas para cada um, e recepcionista e telefonista com 120 vagas nas duas turmas. Para se inscrever é necessário apresentar xerox do RG, CPF e comprovante de residência.

As matrículas podem ser realizadas a partir desta quarta-feira (09/02), das 7 às 13 horas, na sede do Cicaf, situado na rua Manoel Matias, s/n, bairro Tanque da Nação. A aula inaugural acontece no dia 14 de fevereiro e os certificados serão entregues no dia 20 de maio. Mais informações pelo telefone (75) 3614 8875.

Jornada Pedagógica nos dias 17 e 18

Professores, diretores, coordenadores pedagógicos e funcionários da rede municipal de ensino vão participar, nos dias 17 e 18 de fevereiro, de mais uma Jornada Pedagógica. A abertura vai acontecer no Templo da Igreja Universal do Reino de Deus, situado na avenida Getúlio Vargas, às 8 horas, com a palestra do conferencista e escritor Márcio Kühne.

No primeiro dia será abordado o tema “Educação: quem faz com amor, faz com qualidade” para os 1.500 educadores e funcionários participantes do evento. Os gestores escolares vão participar de oficinas na Universidade Norte do Paraná (Unopar), situada na rua Desembargador Filinto Bastos, 609, Centro.

Sob a orientação de mestres, especialistas e pedagogos, os gestores vão abordar temas como Legislações Educacionais, Relações Interpessoais e As Multifaces da Violência no Contexto Escolar, além de outros aspectos importantes para a educação.

“Será um momento importante para os educadores ouvirem a Secretaria Municipal de Educação, dar início ao ano letivo e promover um reencontro. Escolhemos este tema para motivar e animar os gestores”, afirma a diretora do Departamento de Ensino, Lélia Vitor Fernandes.

No dia 18 de fevereiro, professores, coordenadores e diretores vão se reunir nas unidades de ensino para planejar o ano letivo. As aulas começam no dia 21 deste mês.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110028 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]