Conselho de Direitos Humanos debate situação na Líbia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Sessão de emergência do órgão, com sede em Genebra, analisará relatos de violência contra manifestantes que pedem a saída do líder líbio Muammar Kadafi.

Os países-membros do Conselho de Direitos Humanos se reúnem, nesta sexta-feira, em Genebra para debater a situação da tensão política na Líbia.

Segundo relatos do próprio governo, cerca de 300 pessoas morreram após os protestos que pedem a saída do líder líbio Muammar Kadafi. Ele está no cargo há mais de 40 anos.

Investigação

Na quarta-feira, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, disse a jornalistas, na sede da ONU, que a tensão na Líbia apontava para um “rumo perigoso”. Ban contou que conversou com Kadafi por 40 minutos ao telefone, no sábado, e pediu o fim imediato da violência.

A alta comissária de Direitos Humanos, Navi Pillay, afirmou que as mortes na Líbia e a violência contra os manifestantes são motivo para uma investigação internacional.

Após duas reuniões de emergência, o Conselho de Segurança também pediu o fim da violência e disse que a Líbia teria que autorizar a entrada de monitores e agentes de ajuda humanitária.

Vários governos estão tentando retirar seus cidadãos da Líbia. De acordo com a mídia brasileira, cerca de 130 trabalhadores de uma empresa brasileira no país, estariam perto de deixar a cidade de Benghazi, no leste da Líbia.

A Organização Internacional para Migrações informou que mais de 800 chineses também estão esperando para deixar a Líbia. O governo chinês informou que irá evacuá-los do país.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123215 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.