Confira os investimentos e ações do governo de Tarcízio Pimenta. Verão no Parque com transporte gratuito e entulho é retirado de canal

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Lago do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
Lago do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
Lago do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
Lago do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.

Quem desejar participar do projeto Verão no Parque, promovido pela Prefeitura no Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, todos os domingos durante o mês de fevereiro, tem à disposição o transporte gratuito até o equipamento público. Um ônibus cumpre o percurso de ida e volta três vezes neste dia, sem nenhum ônus para os passageiros.

O ônibus expresso, com acesso gratuito, sai às 8, 9 e 10 horas da frente do prédio da Prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, com destino ao Parque da Cidade, e retorna às 12hs, 13hs e 14hs. No Parque também não é cobrado o acesso e nem mesmo para usufruir os equipamentos.

Neste domingo (20/02), a programação consta de caminhada ecológica por trilhas, passeio de pedalinho no lago, que possui lâmina de mais de 500 metros quadrados, disponibilidade de bosque para realização de piquenique e ainda a promoção de oficinas de educação ambiental voltadas para as crianças e adultos, incentivando cuidar do meio ambiente, utilizando material reciclável, a exemplo de brinquedos e utensílios domésticos.

Além desta programação, os visitantes ainda podem usufruir dos equipamentos de ginástica e brinquedos disponíveis para crianças e adultos. No espaço ainda campos de futebol, amplo estacionamento e muito contato com a natureza.

Escola Municipal Elói da Costa com lousa digital

Os 300 alunos da Escola Municipal Antônio Elói da Costa, bairro Baraúnas, vão encontrar uma estrutura totalmente reformada e modernizada a partir desta segunda-feira (21/02/2011). A unidade foi inserida no programa Feira Cidade Digital, com instalação de lousa digital, infocentro e condensadores de água. A entrega da unidade aos alunos será às 7 horas, com a presença do prefeito Tarcízio Pimenta.

As salas de aula também receberam forro em PVC e revestimento cerâmico nas paredes até a altura de 1,7 metro, e o muro da escola ganhou mais meio metro de altura, além de jardim.

Segundo a diretora da escola, Maídia Alves, as intervenções utilizadas na unidade foram ótimas. “Inclusive já utilizamos a lousa na jornada pedagógica para proferir uma palestra e os professores adoraram”, conta.

Quanto à aprovação da nova estrutura por parte dos professores, ela diz que até a auto-estima deles já melhorou. “Os alunos que moram próximos à escola também estão vindo aqui para ver as novidades”, acrescenta.

Esta e outras unidades de ensino continuam matriculando os alunos remanescentes desde a pré-escola até o 5º ano, e na Educação para Jovens e Adultos (EJA), nos três turnos. Outro importante incentivo à educação é a distribuição de 50 mil kits de fardamento, já entregues aos estudantes da Escola Municipal Antônio Elói da Costa.

Entulho é retirado de canal de canal de macro-drenagem 

O entulho depositado irregularmente às margens do canal de macro-drenagem localizado na avenida Francisco Fraga Maia já foi retirado na manhã desta sexta-feira (18/02). A ação preventiva foi desencadeada pela Secretaria Municipal de Prevenção a Violência e Promoção dos Direitos Humanos, através da Defesa Civil, juntamente com as Secretarias de Serviços Públicos, Meio Ambiente e Recursos Naturais, e a construtora R. Carvalho.

Segundo o coordenador de Planejamento Operacionais da Seprev, Luis Américo Soares, mais de 200 toneladas de entulhos foram retiradas para evitar o entupimento do canal no período das chuvas.

“É muito importante manter a limpeza do canal. Por isso, já estamos elaborando um projeto de paisagismo para inibir esse tipo de prática no local”, afirma.

O coordenador da Defesa Civil destaca ainda os problemas causados a partir do acúmulo de lixo. “O lixo causa grande prejuízo para a saúde, por causa da proliferação de roedores e do mosquito da dengue. A população tem que contribuir com a ação e não jogar lixos, garrafas e plásticos próximos ao canal”, explica.

O morador Paulo Roberto Santos acredita que é necessário um trabalho de conscientização da população. “Com o período chuvoso, o acúmulo de lixo traz sérias consequências para a comunidade. Este trabalho é muito positivo, porque estamos sofrendo com muriçocas e insetos, além do mau cheiro”, conta.

O chefe de Divisão de Limpeza Pública, Ednaldo Santana, informa que existem cinco postos de coletas denominados de ecopontos para a recepção de podas, entulhos e recicláveis. “Os moradores que contratam os serviços de carroceiros devem encaminhá-los aos ecopontos para que eles depositem o entulho no local apropriado”, frisa.

Os ecopontos estão instalados em alguns bairros da cidade a exemplo da Cidade Nova, Ponto Central, Estação Nova, Jomafa e na rua Manoel Matias, Centro.

Vigilância Sanitária fiscaliza água mineral

A equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está fiscalizando os supermercados e mercados da cidade que comercializam garrafões de água mineral. Há dois meses a fiscalização está sendo realizada, em decorrência das diversas denúncias registradas no órgão.

Segundo a coordenadora da Vigilância, Kérssia Carneiro, a coleta da água é feita e encaminhada para análise em laboratório. “Se for constatado o índice de insatisfação em algum item do produto, a empresa que faz o envasamento é notificada. Até o momento nenhuma irregularidade foi encontrada nos garrafões para o consumo da água”, ressalta.

A coordenadora informa ainda que a ação vai ser desenvolvida por tempo indeterminado. “A água contaminada pode causar vômitos, hepatite e diarréia. Apresentamos também às orientações devidas, que precisam ser observadas para não causar problemas à saúde do consumidor”, explica.

Os consumidores devem estar atentos a algumas informações importantes na hora de comprar o garrafão de água mineral. Um deles é a observação de alvará sanitiário, que deve estar fixado na parede do estabelecimento.

Outros fatores importantes a serem observados são a armazenagem feita sobre paletes de madeiras, a exposição do garrafão ao sol e a validade do mesmo, que não pode passar de três anos; além de analisar se os vasilhames estão amassados, com rachaduras, e o lacre violado.

A Coordenação de Vigilância Sanitária disponibiliza informações a comunidade através do telefone (75) 3612-3646.

Plantão de secretários

Neste sábado (19/02) e no domingo (20/02), estarão de plantão o secretários de Comunicação Social, Fabrício Almeida; e de Cultura, Esporte e Lazer, Euclides Artur Andrade.

Os cidadãos podem entrar em contato com os plantonistas pelo telefone 3602-8409, para solicitar serviços ou fazer sugestões.

Lago do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
Lago do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho.
Entulho é retirado de canal de canal de macro-drenagem de Feira de Santana.
Entulho é retirado de canal de canal de macro-drenagem de Feira de Santana.
Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121740 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.