CONEN e Governo discutem políticas públicas para Afrodescendentes

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Lideranças do Conselho Nacional de Entidades Negras (Conen) apresentaram aos representantes da Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN), na manhã desta sexta-feira (18/02/2011), uma agenda de propostas e sugestões de ações para o fortalecimento da interlocução entre o poder público e os movimentos sociais ligados a questões étnico-raciais.

As propostas contemplam, principalmente, as áreas de segurança pública, cidadania, direitos humanos, desenvolvimento social, saúde, educação e cultura. Além disso, foram solicitadas, também, ações governamentais que abranjam os 26 territórios de identidade, com destaque para o Recôncavo Baiano e a Região Metropolitana de Salvador, regiões que concentra boa parte dos afrodescendentes.

Segundo o coordenador de Políticas para a Juventude da Serin, Éder Valadares, o fortalecimento do diálogo do governo com os movimentos sociais e setores organizados da sociedade civil traz a possibilidade de avanços nas políticas públicas de Estado voltadas para as comunidades negras. “É do extremo interesse do Estado a abertura e a consolidação desse canal de comunicação”. Ele salienta, ainda, que as demais secretárias estaduais serão consultadas, e que o governo fará o possível para atender a todos os pleitos propostos nas agendas colocadas pela Conen. “Além disso, a organização das Nações Unidas (ONU) decretou 2011 como o ano internacional dos afrodescendentes e a Bahia é mundialmente reconhecida como maior ícone cultural das tradições afrodescendentes fora do continente africano. É a Roma Negra das Américas”, declara o coordenador.

No encontro, que aconteceu na sala de reuniões da Serin, estavam presentes pelo Conen: Roque Peixoto, coordenador de Juventude e Relações Institucionais; Gilberto Leal, coordenador nacional; Jussara Santana, Cristiano Lima e Ademário Sena, coordenadores estaduais. Representando o governo estadual, estavam Emílson Piau, chefe de gabinete, além do coordenador Éden Valadares.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]