
Arte para transformar a realidade da comunidade. Essa foi a ideia utilizada na elaboração da Oficina dos Sonhos como parte do projeto de desenvolvimento social de Nova Constituinte – Vale do Paraguari, promovido pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). O evento culminou com a apresentação, na segunda-feira (07/02/2011), da peça ‘Biblioteca dos Sonhos’ para crianças, jovens e adultos, na igreja do bairro.
A oficina foi ministrada pela instrutora do órgão, Lívia França, que ressaltou a participação na construção do espetáculo, desde a definição dos temas até a construção do cenário. “Nosso papel foi incentivar a reflexão sobre os sonhos que cada pessoa possui para a melhoria da comunidade e, por meio da dramatização, estimulamos a união de todos para que esses sonhos sejam possíveis”.
Dentre os principais pontos abordados na oficina e que foram representados na peça, o que chamou mais atenção foi a educação, apontando a necessidade de serem oferecidos cursos técnicos e escolas de ensino fundamental e médio que preparem as crianças e os jovens para o mercado de trabalho.
Um dos atores da peça e participante da oficina, Carlos Pimentel, destacou que muitas pessoas têm uma ideia equivocada sobre Nova Constituinte. Para ele, a encenação da peça foi apenas uma demonstração da riqueza cultural da área, que conta com grupos de música, dança e capoeira.
O projeto social integra as ações da Conder, na localidade de Periperi, contemplada com investimentos da ordem de R$ 40 milhões em obras de urbanização integrada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que incluem a construção e melhoria de unidades habitacionais, equipamentos comunitários e ainda implantação de sistemas de infraestrutura básica (redes de água, esgoto, pavimentação e drenagem).
Segundo a coordenadora de desenvolvimento comunitário da Conder, Walkíria Medeiros, foram definidos, em parceria com a Caixa Econômica Federal, responsável pelo repasse dos recursos, quatro eixos fundamentais para a execução do projeto – organização e mobilização comunitária, educação ambiental e sanitária, empreendedorismo e educação patrimonial.
A técnica social da Conder, Ana Lívia, que trabalha em Nova Constituinte, ressalta as atividades que têm como objetivo mobilizar a comunidade, entre elas, a Oficina dos Sonhos, e outras para serem desenvolvidas com o intuito de capacitar as pessoas e gerar emprego e renda. Estão previstos no projeto a construção de um centro comunitário, galpão para armazenamento e reciclagem de resíduos sólidos, além de cursos de formação profissional em engenharia civil e culinária.