Brasil preside debate na ONU sobre paz e desenvolvimento

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Evento ocorre, nesta sexta-feira, no Conselho de Segurança e será dirigido pelo chanceler Antônio Patriota; proposta é aumentar elemento de assistência em missões de paz.

O Brasil preside, nesta sexta-feira, um debate de alto nível no Conselho de Segurança sobre a interdependência entre paz, segurança e desenvolvimento.

A sessão será dirigida pelo chanceler brasileiro, Antônio Patriota, que fará o seu primeiro discurso na ONU desde que tomou posse no cargo. Participam ainda do debate, o Secretário-Geral, Ban Ki-moon, representantes do Banco Mundial e ministros do Exterior de vários países.

Interdependência

O titular da pasta de Negócios Estrangeiros de Portugal, ministro Luís Amado, disse nesta entrevista à Rádio ONU, em Nova York, que desenvolvimento e segurança são fundamentais na estabilização de qualquer país.

“Este debate é sobre um tema que está muito na ordem do dia. Felizmente hoje, as concessões mais avançadas em matéria de política e desenvolvimento tem muita em consideração essa necessária interdependência entre essas duas dimensões fundamentais na estabilização de qualquer país e qualquer região. E é com grande oportunidade que a presidência brasileira introduziu esse tema na agenda do Conselho de Segurança”, afirmou.

Problema Políticos

Para o Brasil, é necessário investigar a raiz da violência de um país, incluindo seu retrato social e econômico.

No último fim de semana, em viagem à Alemanha, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que muitos problemas políticos e sociais ao redor do mundo são causados, na maioria das vezes, por inseguranças e situações de vida precárias.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112592 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]