Bolsa Família citada como ‘exemplo’ em reunião da ONU

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Programa foi mencionado por representante da OIT em debate sobre necessidade de proteção social em meio à crise global.

O Bolsa Família foi citado numa reunião da ONU, nesta segunda-feira, como “um exemplo de mecanismo bem-sucedido” de assistência social.

O programa foi mencionado num debate, em Nova York, sobre a criação de uma espécie “de piso de proteção social” que possa garantir segurança alimentar, serviços de saúde a todos e a aposentados idosos.

Direito Humano

O exemplo do Bolsa Família foi destacado pelo diretor do Departamento de Previdência Social da Organização Internacional do Trabalho, OIT.

Michael Cichon disse que a previdência social é um direito humano.

Segundo Cichon, apenas 20% da população tem acesso à assistência. Para ele, falta vontade política para implementar iniciativas que necessitam um mínimo de investimento.

Sistemas de Segurança

O representante da OIT disse que se trata de um “escândalo, uma vez que são precisos apenas 2% do Produto Interno Bruto global para promover sistemas de segurança para todos os pobres do mundo”.

Michael Cichon destacou o Bolsa Família como um exemplo de programas que “não custam quase nada”e fazem grande diferença na redução da pobreza e das desigualdades. Ele ressaltou que o programa custa apenas 0,5% do PIB brasileiro e alcança 25% da população.

Cichon alertou que quem pagará a conta dos cortes de gastos públicos decorrentes da crise econômica global serão os idosos, as pessoas com deficiências e os pobres.

O encontro em Nova York foi uma preparação para uma reunião, marcada para junho, que deverá formular estratégias globais de proteção social.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108923 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]