Ampliação dos programas sociais e a implementação de novos projetos em Feira de Santana são as metas da secretária Gerusa Sampaio

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Iniciada entrega de uniforme escolar, estudantes de quatro escolas já foram beneficiados.
Iniciada entrega de uniforme escolar, estudantes de quatro escolas já foram beneficiados.

Ampliação dos programas sociais existentes e a implementação de novos projetos são as principais metas da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio. Ela assume a pasta a partir desta segunda-feira (07/02/2011), em continuidade ao trabalho do ex-secretário Maurício de Carvalho.

Durante a cerimônia de posse, realizada pela manhã, na sede da Secretaria, Gerusa Sampaio destacou que irá trabalhar com foco na humanização das pessoas, resgate de valores e tentar acolher a todos que precisam de apoio. “Vamos agir para que nesta Secretaria não falte amor, acolhimento e respeito aos que precisam”, frisou.
O ex-secretário Maurício de carvalho lembrou os inúmeros projetos desenvolvidos pela Secretaria Desenvolvimento Social nos últimos dois anos e a ampliação do orçamento para a pasta em mais de R$ 5 milhões, chegando a ultrapassar os R$ 15 milhões em 2011. “Não se pode entender que o social vive da caridade”, disse.
O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, agradeceu ao ex-secretário e vereador Maurício Carvalho pelo trabalho desenvolvido e acrescentou que “Gerusa Sampaio vem para acrescentar e dar prosseguimento aos projetos”. Também presente no evento, o deputado federal, Fernando Torres, parabenizou o prefeito pela escolha do nome. “Tenho certeza que Gerusa Sampaio é competente para o cargo”, pontuou.
Vereadora de primeiro mandato, pelo PDT, Gerusa Sampaio é assistente social em formação e possui experiência na área de assistência social, tendo exercido trabalho voluntário durante oito anos em ONG na capital baiana. Também já atuou como assessora política por duas oportunidades, no Legislativo municipal e estadual.
Secretários do Governo Municipal, vereadores, além do chefe de Gabinete, Milton Britto, do procurador Geral do Município, Carlos Lucena e da presidente do Conselho Municipal de assistência Social, Ângela Pérsico, acompanharam o ato de posse.

Iniciada entrega de uniforme escolar;  Estudantes de quatro escolas já foram beneficiados 

O ano letivo 2011 na rede municipal de ensino ganha um importante benefício: a entrega do fardamento escolar completo para todos os estudantes matriculados. Na manhã desta segunda-feira (07/02), o Governo Municipal iniciou a distribuição dos kits de uniforme, contendo, duas camisas, um short, dois pares de meia, um par de tênis e uma mochila.
Pais e estudantes das escolas municipais Jonathas Teles de Carvalho, Eurides Franco Lacerda, Senhor do Bonfim e da Associação de Moradores do Parque Brasil compareceram logo cedo em um dos pontos de distribuição, no bairro Conceição, para receber o material.
Edvane Mercês de Oliveira, mãe de Juliana Mercês de Oliveira, 6 anos, 1º ano, foi a primeira a receber o kit das mãos do prefeito Tarcízio Pimenta. “O uniforme é bonito e muito bom. Antes o aluno recebia apenas a camisa, mas agora está completo. Espero que a entrega permaneça nos anos seguintes”, afirmou.
Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta é necessário oferecer benefícios aos que mais precisam. “A entrega dos kits é um estímulo para os nossos alunos que vão estar bem vestidos e não se sentirão diferentes dos que estudam em escolas particulares”, disse, acrescentando que “a partir do segundo semestre pretende oferecer também kits de material escolar”.
O secretário municipal de Educação, José Raimundo de Azevedo, destacou a qualidade do fardamento e outras ações desenvolvidas pelo Governo Municipal. “Estamos vivendo uma revolução no ensino municipal”, frisou.
Para a diretora da escola Jonathas Teles de carvalho, Neumam Ribeiro, a entrega dos kits de uniforme “é uma demonstração de que a Prefeitura está investindo em um trabalho sério na educação”.
O secretário municipal de Comunicação, Fabrício Almeida e os vereadores Alcione Cedraz, Luiz Augusto de Jesus e Justiniano França também acompanharam a entrega dos uniformes. Os estudantes das demais escolas irão receber os kits no decorrer do mês de fevereiro.

Secretaria capacita sobre Saúde Digital; Agilidade na marcação de consultas e exames 

Representantes da Central de Regulação dos 126 municípios pactuados com Feira de Santana para utilizar alguns dos serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estão sendo treinados para utilizar o Sistema de Saúde Digital. A capacitação, que está ocorrendo no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), teve início nesta segunda-feira (07/02) e vai ser realizada nas manhãs e tardes até a sexta-feira (11/02).

O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, ressalta os benefícios que o sistema vai proporcionar aos municípios. “Cada cidade pactuada vai poder marcar as consultas e exames através do sistema. Isso oferece maior agilidade no agendamento dos serviços, além de representar também uma redução nos custos de cada município, pois não vai ser mais preciso que um funcionário da central de cada localidade venha toda semana até Feira de Santana para marcar algum serviço em nossa Central Regulação, como acontecia antes”, salienta.
Conforme o analista de sistema do Saúde Digital, Rodrigo Fonseca, todo o processo de marcação dos serviços ocorre via internet. “Basta que o funcionário autorizado de cada central acesse o site www.pmfsdigital.ba.gov.br, clique no link do sistema, informe o seu nome de usuário e senha cadastrados. Estamos apresentando o sistema aos participantes e cadastrando logo cada um deles. Todos estão saindo do treinamento já autorizados a utilizar nosso sistema”, revela.
Vanessa dos Santos, funcionário da Central de Regulação do município de Antônio Cardoso, declara que “o sistema é auto-explicativo e de fácil utilização, pois qualquer pessoa que tenha noções básicas de informática vai saber como utilizá-lo”. Os participantes foram divididos em grupos de cerca de quinze componentes. Cada grupo está sendo treinado em um turno diferente.

Capacitação sobre o Bolsa Família; Nesta segunda-feira (07/02), às 14 horas, na SMS 

O setor de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar a “Iª Capacitação do Programa Bolsa Família na Saúde”, nesta segunda-feira (07/02), às 14 horas, no auditório da própria secretaria. O evento vai ser realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
O encontro é direcionado para os assistentes sociais e nutricionistas do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (Nasf), para os nutricionistas e enfermeiros dos postos de Unidade Básica de Saúde (UBS) e também para os enfermeiros dos postos de Unidade de Saúde da Família (USF). O tema da reunião vais ser apresentado pela coordenadora do setor de Nutrição da Atenção Básica, Kátia Celeste Simões.
No evento, a palestrante vai abordar assuntos como a importância do Acompanhamento do Crescimento e Desenvolvimento (ACD) e vacinação das crianças menores de 7 anos de idade, condições que devem ser atendidas para que as famílias recebam o benefício do Bolsa Família. A importância do acompanhamento das gestantes, através do pré-natal, também vai ser apresenta.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, as condições do programa devem ser atendidas. “O atendimento das condicionalidades do Programa Bolsa Família é que vai dar direito as pessoas receberem o benefício e assim melhorarem as condições de vida e de saúde”, destaca.
A diretora da Rede Própria do município, Gilberte Lucas, ressalta que “o Programa Bolsa Família envolve o trabalho da SMS e das secretarias municipais de Desenvolvimento Social e de Educação”. Após o treinamento, os profissionais capacitados vão transmitir o conhecimento adquirido aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que realizam a coleta de dados das famílias durante as visitas domiciliares, e vão também colaborar com o trabalho dos agentes.
Os dados são coletados a cada semestre. A coleta de dados do primeiro semestre de 2011 vai até o mês de maio. Durante o mês de junho a SMS vai enviar os dados coletados ao Governo Federal.

Trânsito disciplinado na volta às aulas; Agentes da SMTT orientam o trânsito em vários pontos 

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deflagrou uma ação na manhã desta segunda-feira (07/02), para organizar o trânsito próximo as escolas particulares e da rede estadual. Ambas as instituições de ensino iniciaram o ano letivo 2011 nesta segunda.
Equipados com viaturas, os agentes de trânsito atuam nos principais pontos de congestionamento, a exemplo da avenida Senhor dos Passos, bairro Kalilândia e o centro da cidade.
“Nossa equipe está sinalizando as ruas e orientando os motoristas e pedestres em razão do maior número de carros circulando na cidade”, informa o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, acrescentando que em torno de mais 35 mil carros passam a rodar pelo município nos horários de pico.
Frankles diz ainda que a ação vai ser desenvolvida até sexta-feira (11/02), com o objetivo de evitar engarrafamentos e oferecer mais segurança aos condutores e pedestres.
Em busca de disciplinar e vistoriar o controle de veículos que fazem o transporte escolar em Feira de Santana, a SMTT vai baixar uma portaria nos próximos dias. “A partir de segunda-feira (14/02), vamos cadastrar estes carros e ordenar esse tipo de transporte em nossa cidade”, disse o secretário.
Gerusa Maria Bastos Silva Sampaio
Gerusa Sampaio, secretária de Desenvolvimento Social de Feira de Santana.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112929 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]