Alunas do Programa Arte de Viver são aprovadas na UFBA. Leia esta e outras notícias da PMFS

Estudantes vão cursar Interpretação Teatral e Artes Cênicas.
Estudantes vão cursar Interpretação Teatral e Artes Cênicas.
Estudantes vão cursar Interpretação Teatral e Artes Cênicas.
Estudantes vão cursar Interpretação Teatral e Artes Cênicas.

Estudantes vão cursar Interpretação Teatral e Artes Cênicas 

O Programa Arte de Viver, promovido pelo Centro de Cultura Maestro Miro, registrou a aprovação de duas alunas na Universidade Federal da Bahia (Ufba). As estudantes Larissa Pedra e Arlane Marinho foram aprovadas nos cursos de Interpretação Teatral e Licenciatura em Artes Cênicas, respectivamente.
Segundo a diretora do Departamento de Atividades Culturais do Centro, Luluda Barreto, é uma honra ver as alunas que fazem parte das oficinas artísticas ministradas pelo Centro estudando em uma universidade federal.
“Elas têm uma boa bagagem sobre a história do teatro e alguns conhecimentos básicos que vão facilitar mais ainda o aprendizado durante as aulas. Esta é a forma de ver o nosso trabalho reconhecido. Já temos quatro alunas do curso estudando teatro na Ufba”, conta.
A estudante Arlane Marinho, aprovada no curso de Licenciatura em Artes Cênicas, já atua como atriz na Cia. Teatro Diário, fazendo parte dos espetáculos “Olhos da Cidade” e “As Cores de Laurinha”. A colega Larissa Pedra, aprovada no curso de Interpretação Teatral, é aluna da Oficina de Teatro desde 2006.
Para Arlane Marinho, a participação no grupo de teatro do Programa Arte de Viver foi muito importante para sua aprovação. “Estou muito alegre por ser estudante de escola pública e ter sido aprovada no meu primeiro vestibular. Desde os 13 anos participo do programa e sou agraciada por ter professores capacitados e com vontade de ensinar” afirma.
As inscrições para os estudantes da casa foram finalizadas no dia 7, com a renovação da matrícula de 350 alunos. Os alunos novos podem se inscrever até o dia 24 de fevereiro.
Para realizar a inscrição é preciso comparecer ao Maestro Miro, situado no bairro Muchila I, munidos de xerox do CPF ou RG, comprovante de residência e duas fotos 3×4. O Centro funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 9 horas às 11h30 e das 14 às 17 horas.
O Programa Arte de Viver é resultado de parceria entre a Prefeitura Municipal com a Fundação Cultural Municipal Egberto Tavares Costa. Mais informações através do telefone 3614 8410.
Divisa alerta sobre cuidados com alimentos
 
Preocupação com consumo no litoral e em casa 
A alta temperatura do verão está motivando a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a alertar a população sobre os cuidados com os alimentos neste período do ano. O alerta ocorre por conta de possíveis microorganismos, a exemplo de fungos e bactérias, presentes nos alimentos e podem se proliferar.
O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, ressalta a importância dos cuidados. “O armazenamento e utilização adequada dos alimentos deve ser seguido tanto pelos cidadãos que comercializam alimentos quanto pelas pessoas que utilizam os produtos alimentares na rotina doméstica”, ressalta.
Conforme a técnica do setor de alimentos da Divisa, Raquel Lucas, é preciso ter cuidados com os alimentos vendidos, principalmente, no litoral. “O queijo coalhos que é vendido na praia, por exemplo, não apresenta boas condições de consumo. Além de ter furos, que são sinais da presença de coliformes fecais, o queijo é conservado em temperatura ambiente e manuseado de forma incorreta”, salienta.
Outra técnica da Divisa, Rosamaria Trindade Fahl, ressalta sobre os cuidados em relação aos produtos que fazem parte do consumo doméstico e que também são ingredientes utilizados na culinária. “Deve-se evitar a compra de ovos expostos à temperatura ambiente, por exemplo, pois a casca do ovo é porosa e favorece a penetração de microorganismos, o que pode afetar a qualidade do produto e causar danos a saúde do cidadão que vier a consumi-lo. O ideal é que o ovo esteja acondicionado numa temperatura de até 16 graus centígrados e seja inspecionado”, revela.
As técnicas ressaltam ainda que os consumidores também devem estar atentos as informações impressas nos rótulos dos produtos, como a data de validade, e quanto aos produtos que não são rotulados, saber se os mesmos possuem registros junto aos órgãos competentes, como os ministérios da Agricultura e da Saúde. Para maiores informações, os cidadãos podem ligar de segunda a sexta-feira, das 8 as 12 e das 14 às 18 horas, para os telefones (75) 3612-6647 ou 3612-6646.
Capacitação para instrutores dias 14 e 15
 
Diversas atividades compõem a programação 
Ginástica laboral, cinema, hidroginástica e oficinas serão algumas das diversas atividades oferecidas para os instrutores que vão ministrar cursos promovidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A capacitação será realizada nos dias 14 e 15 deste mês, no Sest/Senat, localizado na avenida Eduardo Fróes da Mota, bairro 35º BI.
Segundo a chefe de capacitação de mão de obra, Eliane Alves Oliveira, o objetivo da capacitação é investir na formação continuada dos instrutores da Secretaria. “Este encontro será muito importante, pois vamos desenvolver ações de integração, seguidas de várias atividades de educação e lazer”, afirma.
A programação começa às 8 horas na segunda-feira (14/02/2011), com mensagem de boas vindas, ginásticas, instruções e almoço para os 21 instrutores que participarão do evento. As atividades serão retomadas a partir das 14 horas com uma aula de artesanato.
Na terça-feira (15/02), os instrutores terão aula de hidroginástica com o professor de natação Sandro Santana. Após o lanche, os participantes vão assistir ao filme “Comer, Rezar e Amar”. À tarde, eles terão aulas de postura e alongamento e oficina de planejamento. O encerramento do encontro será às 16h30.
Plantão de secretários
 
Contato pelo telefone 75 3602-8409 
Neste sábado (12/02) e no domingo (13/02), estarão de plantão o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Ozeny Moraes, e o diretor-presidente do Instituto de Previdência de Feira, Antônio Carlos Machado.
Os cidadãos podem entrar em contato com os plantonistas pelo telefone 3602-8409, para solicitar serviços ou fazer sugestões.
Mais alunos recebem fardamento
 
Cerca de 600 estudantes do Campo do Gado Novo 
 
Mais 600 estudantes de quatro escolas da rede municipal de ensino, no bairro Campo do Gado Novo, receberam, na tarde desta sexta-feira (10/02), os kits de fardamento escolar contendo duas camisas, dois pares de meias, um short, um par de tênis e uma mochila.
O prefeito Tarcízio Pimenta participou da entrega, que aconteceu na Escola Municipal Almira Pereira Lago, um dos 33 postos instalados na sede do município. Estudantes das escolas Manoel Christo Planzo e Maria Crispina Costa também receberam os kits no local.
“Estamos começando a fazer a grande reforma que a educação do município precisa, buscando melhorar a condição de atendimento dos alunos da rede pública”, disse o prefeito Tarcízio Pimenta.
A diretora da escola, Selma Teixeira de Souza, considera a entrega dos fardamentos um privilégio. “Agora todas as crianças são iguais. É muito importante para nós esse feito. Elas estão muito felizes”, afirmou.
Na segunda-feira (14/02) é a vez dos alunos do Centro de Educação Monteiro Lobato, no bairro Capuchinhos, receberem os kits de fardamento às 8 horas. Em seguida, a entrega será feita na Escola Municipal Maria Antonia Costa, na Santa Monica.
Às 14 horas, os fardamentos serão entregues aos estudantes do Colégio Municipal Joselito Amorim, Centro, e depois na Escola Municipal Horácio Silva Bastos, no bairro Caseb.
Ao todo, o Governo Municipal vai distribuir 50 mil kits entre os alunos das mais de 200 escolas que compõem a rede municipal de ensino. O ano letivo 2011 começa no dia 21 de fevereiro.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108297 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]