
Fiscais Agropecuários Estaduais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), através da sua coordenadoria em Barreiras, reuniram-se nesta terça-feira, (22/02/2011), para a elaboração de uma cartilha informativa em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Luis Eduardo Magalhães. O objetivo da cartilha é esclarecer possíveis dúvidas dos produtores e seus responsáveis técnicos, em relação às orientações e conhecimentos das diretrizes da Defesa Fitossanitária que devem ser cumpridas. A cartilha mostra os cuidados sanitários que devem ser adotados com o transporte, armazenamento e precauções relacionadas à soja, ao algodão, citros e com os agrotóxicos.
“Em cumprimento da Legislação de Defesa Vegetal nº 11.414 , a Adab e o Sindicado Rural de Luis Eduardo Magalhães se uniram para colocar à disposição dos produtores este tipo de ferramenta de educação sanitária” disse o coordenador regional da Adab em Barreiras, Pedro Mariano.
Os técnicos da Adab destacaram as principais ocorrências relacionadas aos produtores. “Em relação ao algodão, temos que alertar para a o cumprimento do prazo de destruição de soqueira. Na soja, o cumprimento do período do vazio sanitário, onde a existência de plantas vivas é proibida. Orientamos também quanto à produção de mudas de citros e seu transporte. E em relação aos agrotóxicos, a cartilha visa garantir o uso de produtos registrados, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o correto direcionamento das embalagens vazias”, finaliza Mariano.