Tráfego aéreo mundial aumenta em 2010, diz ONU

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Dados preliminares da Icao mostram que fluxo de passageiros subiu 6,3% no ano passado; transporte de cargas cresceu 19% no período.

Um relatório da Organização da Aviação Civil Internacional, Icao, mostra que o tráfego aéreo de passageiros e de cargas global deu sinais de recuperação em 2010. Segundo dados preliminares da agência, a melhora do cenário econômico amenizou o impacto causado pela crise financeira sobre o setor em 2009.

A Icao estima que o número de passageiros transportados cresceu 6,3% em 2010 em relação ao ano anterior, para um total de 2 bilhões e meio de pessoas. Já o transporte de cargas deu um salto de 18,9% no período. Foi o maior aumento em três décadas. O segmento havia registrado uma queda de 11% em 2009.

Emergentes

Segundo o relatório, a recuperação do transporte de cargas foi liderada pela região da Ásia e do Pacífico, com uma expansão de 24,8% no ano passado.

O tráfego internacional de passageiros aumentou 8,8% no período, refletindo uma maior demanda por viagens de lazer e negócios ao exterior em países emergentes como Brasil, Rússia, Índia e China, grupo conhecido como Bric.

Projeções

Mesmo com a erupção do vulcão na Islândia no começo do ano passado, a Europa se beneficiou da expansão de rotas pelas companhias aéreas de baixo-custo da região. Mais de 100 mil vôos foram cancelados em 2010 e 9 milhões de passageiros foram afetados.

A Icao projeta uma expansão de 4,7% do tráfego aéreo de passageiros em 2011 e de 4,9% no ano que vem. A estimativa leva em conta um crescimento da economia mundial superior a 4% para os próximos três anos.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116496 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.