Tema da redação considerado socialmente referenciado

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Transcorreu em clima de tranqüilidade o primeiro dia do vestibular 2011.1 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Neste domingo (30/03/2011), foram aplicadas as provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) e Redação. O tema da redação que abordou preconceitos contra nordestinos, envolvendo questões sociais e culturas, foi considerado atual e socialmente referenciado pelos candidatos.

Mariana Leite, de Feira de Santana, que disputa uma vaga para o curso de Medicina, disse que o tema da redação foi apropriado por tratar de “uma problemática relacionada ao Nordeste e que envolve preconceito e discriminação”.

Para Ana Paula, de Conceição do Jacuípe, que pretende uma vaga no curso de Odontologia, gostou do tema da redação. “Trata-se de um assunto bastante comentado nos últimos meses, inclusive pela imprensa, o que forneceu subsídios para a construção do texto”.

Nesta segunda-feira (31) serão aplicadas as provas de História, Geografia e Matemática. Terça, último dia do vestibular, será a vez das provas de Química, Física e Biologia.

Neste vestibular o número de candidatos indígenas e quilombolas foi recorde, respectivamente 150 e 32. As ações afirmativas da Uefs prevêem 50% das vagas para alunos que tenham cursado o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) na rede pública. Destas vagas, 80% são destinadas a quem se declarar afro-descendente. Além disso, são destinadas duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas que comprovadamente residem nessas comunidades.

Os gabaritos serão disponibilizados, no momento oportuno, na página do processo seletivo do portal www.uefs.br (seção ProSel/Vestibular).

Cinco candidatos foram eliminados por portar celular durante a prova, o que é proibido conforme determinação expressa em edital.

A abstenção neste primeiro dia de provas foi de 25,6% o que equivale a 3.715 candidatos do total de 14.509 inscritos. O pró-reitor de Graduação, Rubens Pereira, afirmou que o percentual está dentro do esperado, levando-se em consideração que o vestibular da Uefs é o último do período dentre as universidades públicas da Bahia e que outras instituições já divulgaram o resultado, como fez a Ufba nesse sábado.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]