Prefeito Tarcízio Pimenta participa de chapa única para direção da UPB; Presidência é liderada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano

Tarcízio Pimenta participa de chapa única para direção da UPB e presidência é liderada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Tarcízio Pimenta participa de chapa única para direção da UPB e presidência é liderada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.

Começa hoje, quinta-feira (21/01/2011), na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), a Assembleia Geral Extraordinária para a realização da eleição dos membros dos órgãos de direção superior e do conselho fiscal para o exercício 2011-2012. O edital de convocação da Assembleia foi publicado no Diário Oficial dos Municípios no dia 22 de dezembro de 2010.

A eleição vai ser presidida por uma comissão eleitoral composta por prefeitos indicados pela Diretoria Executiva composta pelo presidente da UPB, prefeito de Bom Jesus da Lapa Roberto Maia; prefeito de Muniz Ferreira, Antônio Rodrigues do Nascimento; prefeito de Jequié, Luiz Carlos Souza Amaral; prefeito de São Domingos, Izaque Rios da Costa Júnior (suplente). Compete a comissão deferir ou indeferir o pedido de registro de chapas, julgar os recursos interpostos pelas chapas e as impugnações de candidatos, e instalar a mesa receptora de votos, recepcionar os votos, escrutiná-los e proclamar os eleitos.

A chapa que concorre a eleição, intitulada “A Força dos Municípios” é única, formada pelos prefeitos Luiz Carlos Caetano, Camaçari (presidente), Oberdam Rocha Dias, Barra do Choça (vice presidente administrativo), Maria Quitéria Mendes de Jesus, Cardeal da Silva (vice presidente institucional), Marco Aurélio dos Santos Cardoso, Santana (primeiro secretário), Nelson Luiz dos Anjos Portela, Maracás, segundo secretário, José Ricardo Leal Requião, Miguel Calmon (primeiro tesoureiro), Eduardo Lima Vasconcelos, Brumado, segundo tesoureiro.

O conselho fiscal (titulares) é formado pelos prefeitos (a) s de São Sebastião do Passé (Tânia Maria Portugal da Silva), Uruçuca (Moacyr Batista de Souza Leite Junior), Simões Filho (José Eduardo Mendonça de Alencar), Feira de Santana (Tarcízio Pimenta Junior) e Mata de São João (João Gualberto Vasconcelos). Os suplentes do conselho fiscal são: prefeitos de Canarana (Ezenivaldo Alves Dourado), Planaltino (Joseval Alves Braga), Maragogipe (Silvio José Santana Santos), Chorrochó (Humberto Gomes Ramos) e Itororó (José Adroaldo Silva de Almeida).

Poderão votar na presente eleição os associados da UPB, em dia com suas obrigações contributivas no exercício de 2010, em conformidade com o disposto no art.49 do Estatuto da UPB.

Votos dos prefeitos

Segundo o prefeito Tarcízio Pimenta, as prefeituras precisam se unir para superar as suas dificuldades. “O prefeito nada mais é que o representante da comunidade”, afirma, completando que o candidato e prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, vai fazer um grande trabalho”.

O candidato único, Luiz Carlos Caetano, 56 anos, ressalta que vai precisar da experiência do prefeito Tarcízio Pimenta em sua gestão. “Cada prefeito vai nos ajudar. Vamos fazer um planejamento para definir a tarefa de Tarcízio Pimenta na UPB”, disse.

Até o meio-dia desta quinta-feira (27), mais de 200 prefeitos de diversas cidades da Bahia já haviam registrado seu voto nas urnas. A votação será encerrada às 17 horas. A eleição da entidade é para o biênio 2011/2012.

Também acompanham o prefeito Tarcízio Pimenta, o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, Orlando Santiago, e o vereador Alcione Cedraz.

UPB tem nova direção

A União dos Municípios da Bahia (UPB) definiu sua nova direção (direção superior e do conselho fiscal) para o exercício 2011/2012. A eleição ocorreu durante toda desta quinta-feira (27/02/2011), na sede da entidade, situada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Dos 299 votos habilitados, o prefeito de Camaçari, Luiz Carlos Caetano, teve 289, de apoio a chapa “A Força dos Municípios”. Os outros 10 votos foram em branco. A votação foi computada em 30 minutos e com transparência para os prefeitos, a imprensa e população. A Bahia possui, ao todo, 417 prefeitos distribuídos pelo estado, o que representa uma ausência de 118 prefeitos na eleição.

O prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, compõe a chapa da UPB e é um dos cinco titulares do Conselho Fiscal da entidade. Em sua participação, ele afirma que pretende contribuir para que a instituição tenha nova função. “O que queremos é servir os municípios e ajudar da melhor forma”, afirma.

O novo presidente da UPB, Luiz Caetano, declarou que deseja trabalhar para consolidar a entidade, construir um novo municipalismo baiano e buscar, conjuntamente, uma reforma tributária que atenda de fato os municípios.

“Desejo ainda lutar pela busca da autonomia municipal e pelo fim da inadimplência dos municípios para que eles possam fazer convênios com os governos Estadual e Federal, e assim trabalhar mais por seu povo”, frisou.

A chapa “A Força dos Municípios” é encabeçada pelo prefeito Luiz Caetano, de Camaçari, e tem como primeiro vice-presidente administrativo o prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha Dias, o vice-presidente institucional; a prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes de Jesus; o primeiro secretário, prefeito de Santana, Marco Aurélio dos Santos Cardoso; o segundo secretário, prefeito de Maracás, Nélson Luiz dos Anjos Portela; primeiro tesoureiro, prefeito de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião; segundo tesoureiro, o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos.

O Conselho Fiscal (titulares) é formado pelos prefeito (a)s de São Sebastião do Passé (Tânia Maria Portugal da Silva), Uruçuca (Moacyr Batista de Souza Leite Jr), Simões Filho (José Eduardo Mendonça de Alencar), Feira de Santana (Tarcízio Pimenta) e Mata de São João (João Gualberto Vasconcelos). Os suplentes são os prefeitos de Canarana (Ezenivaldo Alves Dourado), Planaltino (Joseval Alves Braga), Maragojipe (Silvio José Santana Santos), Chorrochó (Humberto Gomes Ramos) e Itororó (José Adroaldo Silva de Almeida).

Tarcízio Pimenta participa de chapa única para direção da UPB e presidência é liderada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Tarcízio Pimenta participa de chapa única para direção da UPB e presidência é liderada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Tarcízio Pimenta participa de chapa única para direção da UPB e presidência é liderada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Tarcízio Pimenta participa de chapa única para direção da UPB e presidência é liderada pelo prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.
Carlos Augusto
Sobre Carlos Augusto 9023 Artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).