SINEBAHIA insere mais de 60 mil pessoas no mercado de trabalho

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Com 60.285 pessoas inseridas no mercado de trabalho em 2010, o SineBahia (Serviço de Intermediação para o Trabalho) superou a meta estabelecida para o ano, que era de 56 mil. Somente em dezembro, foram 6.988 colocados, sendo a melhor marca alcançada em um mês pelo Serviço.

O número supera em 0,8% o resultado de 2009, ano em que o serviço beneficiou 59.807 pessoas. Fruto da implantação de uma nova metodologia de trabalho, onde se inclui uma captação de vagas mais atuante, principalmente no setor de Serviços, o Sinebahia inseriu 211.285 trabalhadores no mercado estadual nos últimos quatro anos.

Na atual administração, a rede de atendimento do Sinebahia foi ampliada de 98 municípios para 108, tendo sido implantado nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Belmonte, Brumado, Camacan, Conceição do Coité, Ibicaraí, Itaberaba, Maragojipe, São Sebastião do Passé e Salvador (unidade Central, Pernambués, Pau da Lima e Shopping Paralela).

Na unidade central, localizada na Av. ACM 3359, o SineBahia implantou uma nova metodologia de integração da intermediação e qualificação, inaugurando uma central de captação de vagas. Também implantou o serviço de Consultoria (prospecção de vagas, fidelização de clientes e acompanhamento do seu grau de satisfação); o serviço de Psicologia (pré-seleção com aplicação de testes teóricos e práticos, psicotestes, dinâmicas de grupo e entrevistas); o programa de inserção de Pessoas com Deficiência (PcD).

Pelo bom desempenho, o Ministério do Trabalho e Emprego escolheu a Bahia como estado-piloto para implantação do Sigae web, um novo sistema que possibilita ao trabalhador consultar vagas, candidatar-se aos empregos e atualizar o seu cadastro. O empregador também é beneficiado pelo novo sistema, porque pode acompanhar a disponibilização de vagas, buscar currículos de candidatos e registrar resultados dos encaminhamentos feitos pelo SineBahia.

O SineBahia recebeu também elogios da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Tribunal de Contas da União (TCU) e foi visitado por delegações internacionais de Angola, Moçambique, Venezuela, França, El Salvador e República Dominicana. Com este último, assinou um Termo de Cooperação Técnica para implantação do mesmo modelo de intermediação no país dominicano.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]