Sindicância apura acidente com bebê ocorrido no interior do Hospital Municipal. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O menor estava sob os cuidados da mãe no hospital

O Hospital Municipal da Criança José Eduacy Lins instaurou sindicância para apurar as causas e circunstâncias da queda do bebê Adriano Portugal Santana, de 1 ano e nove meses, ocorrida no interior da unidade. A apuração será concluída na próxima semana, mas segundo o diretor da unidade de saúde, Jarbas Galvão, já foi apurado que no momento da queda o bebê estava sob os cuidados da mãe.

“No relatório da enfermaria consta que o acidente aconteceu no dia 8 de janeiro e a genitora não relatou o ocorrido de imediato. No dia seguinte, após perceber que a criança estava sonolenta, a enfermeira chamou o médico plantonista e a vizinha de leito informou sobre a queda, o que foi confirmado pela própria mãe”, afirma Jarbas Galvão.

Também, segundo o diretor, de imediato o bebê foi transferido para a sala de emergência do Hospital e atendido pelo médico Luciano Braz, que acompanhou, com um técnico de enfermagem, a transferência do bebê para o Hospital do Subúrbio, em Salvador. A sindicância apurou que no dia 17 de janeiro o bebê recebeu alta, mas cinco dias depois deu entrada no Hospital Estadual da Criança de Feira de Santana.

“A partir de então não tomamos mais conhecimento do caso. Prestamos o serviço que a criança precisava, mas a omissão da mãe agravou a situação. Orientamos as acompanhantes de bebês que quando forem descansar suspendam a grade dos berços para evitar acidentes, mas a grade do berço de Adriano Portugal Santana não estava suspensa”, pontua.

Seprev com modernas instalações

Reforma em prédio com tecnologia de ponta

A Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Defesa dos Direitos Humanos (Seprev) estará funcionando em modernas instalações, nos próximos meses. As obras para reforma, adaptação e ampliação do prédio, na rua Castro Alves, 1038, centro da cidade, já foram iniciadas. No local será implantada tecnologia de ponta para garantir a segurança pública da população feirense.

Com dois pavimentos, o prédio vai dispor de serviços ininterruptos, através de parcerias com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito e Guarda Municipal. Um setor funcionará especificamente para promoção de reuniões destes órgãos visando o gerenciamento de crises.

Na parte térrea do prédio serão instaladas central de vídeo monitoramento e monitoramento acústico, departamento de apoio jurídico e direitos humanos, divisão de apoio à família, copa, elevador, três salas para a Guarda Municipal, Central de Rádio Comunicação, grupo gerador e depósito.

Já no segundo piso serão instaladas sala do oficial de gabinete, sala do secretário, sala do chefe de gabinete com acesso a elevador, Defesa Civil, Coordenação de Projetos Especiais I, Coordenação de Projetos Especiais II, Auditório com capacidade para 50 pessoas e também sala reservada.

O secretário da Seprev, Mizael Freitas de Santana, revela que as obras deverão ser concluídas dentro de 60 dias. Informa também que a secretaria está buscando parceria com o Governo Federal visando equipar o local para proporcionar recursos necessários para a prevenção e combate à violência.

Prefeitura recupera trecho da rua L

Trecho entre o conjunto Feira X e o bairro Muchila

O Governo Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, está realizando a recuperação do calçamento da rua L, no trecho compreendido entre o conjunto Feira X e o bairro Muchila. Os moradores reivindicaram melhorias na rua após as chuvas que caíram no município nos últimos dias.

De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, o objetivo da obra é melhorar tráfego de veículos no local e atender a solicitação de moradores.

“Em virtude das chuvas que caíram recentemente, as pedras da rua foram desagregadas. Estamos tomando as providências para resolver a situação e proporcionar um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres”, afirma.

A rua Natal, no bairro Tanque da Nação, também será recuperada a partir desta quinta-feira (27).

Paço Municipal terá torre recuperada

Recuperação será no sábado e no domingo

A Construtora Serra Vale, responsável pela reforma do Paço Municipal Maria Quitéria, vai iniciar a recuperação do reboco de uma de suas torres. O trabalho de recuperação vai ocorrer no sábado (29) e domingo (30).

A recuperação da torre foi anunciada na tarde desta quarta-feira (26) pelo secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito. Segundo ele, o reparo será feito sem nenhum ônibus para a Prefeitura de Feira de Santana.

“A Construtora Serra Vale se comprometeu em recuperar o reboco da torre do Paço Municipal. O serviço será feito em dois dias”, confirmou Carlos Brito.

O trabalho de recuperação vai contar com o apoio da Defesa Civil, que irá fazer o isolamento do local. A calçada deverá ser interdita durante o serviço. O prédio do Paço Municipal Maria Quitéria é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111212 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]