Semman e SMTT têm atuado no combate à poluição sonora em Feira. Leia esta e outras notícias da PMFS

Semman e SMTT têm atuado no combate à poluição sonora em Feira.
Semman e SMTT têm atuado no combate à poluição sonora em Feira.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) e o Serviço de Atendimento de Transportes e Trânsito (Servtran) da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem atuado freqüentemente no combate a poluição sonora em Feira de Santana.

A comunidade pode manter contato com estes órgãos para denunciar crimes ambientais provocados por casas de show, empresas e bares da cidade, além de veículos. Em 2010 foram registradas 2.809 ocorrências, referentes ao volume de som emitido por automóveis.

Os agentes do Departamento de Fiscalização Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente realizaram 2.447 blitz no ano de 2010, gerando 552 notificações e 148 autos de infração. Recentemente, a Semmam notificou e advertiu a empresa Nextel Telecomunicação Ltda, por instalar uma torre de telefonia celular na Rua Ipuaçu, situada no bairro Campo Limpo, sem a devida licença ambiental, e por provocar poluição sonora.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Antonio Carlos Daltro Coelho, a fiscalização vai ser mantida normalmente durante todo ano. “As principais queixas registradas no ano anterior estão relacionadas ao volume do som alto em igrejas evangélicas e bares”, conta.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, informa que o volume do som permitido em automóveis é de 70 decibéis, durante o dia; e 60 decibéis durante a noite. “O cidadão que não obedecer à lei poderá receber uma multa, ter o veículo apreendido e posteriormente ser encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos”, informa.

O Servtran disponibiliza atendimento 24 horas à comunidade através do telefone (75) 3603-7304.
Secretaria de Saúde alerta sobre hanseníase

Dia do Hanseniano, comemorado segunda-feira (24/01/2011)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), está alertando a população contra a hanseníase. A iniciativa está sendo motivada principalmente pela passagem do Dia Mundial do Hanseniano, comemorado nesta segunda-feira (24).

“Informar sobre a hanseníase é um modo de prevenirmos a população e caso o cidadão apresente os sintomas iniciais da doença, poderemos agir mais rápido e evitar maiores complicações”, destaca o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa.

No ano de 2010 a Viep registrou 89 novos casos de hanseníase em Feira de Santana. Em 2009 foram confirmados 127 novos casos da doença. A redução corresponde a cerca de 30% a menos no número de confirmações.

A coordenadora da Viep, Janice Estrela, caracteriza a doença. “A hanseníase é uma doença secular, causada por bactéria, porém que hoje tem cura. Ela pode ser transmitida de pessoa para pessoa através das gotículas lançadas no ar quando o indivíduo fala, tosse ou espirra.”, salienta.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, os sintomas da hanseníase podem acometer a pele, além dos sistemas nervoso e respiratório. Na pele os sinais são manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, acompanhadas de perda ou alteração de sensibilidade no local afetado, porém o cidadão pode não apresentar sintomas dermatológicos.

As alterações no sistema nervoso geram, entre outras reações, dor e sensação de formigamento, choque, fisgada e agulhada ao longo dos nervos dos braços e das pernas. No sistema respiratório pode ocorrer entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz. A pessoa pode também apresentar febre, dor nas juntas e ressecamento nos olhos.

Em Feira de Santana o tratamento é oferecido pela Prefeitura Municipal no Centro de Saúde Especializada (CSE), situado na rua Geminiano Costa, centro. O inicio precoce do tratamento é importante, pois assim que começa a receber as medicações, o paciente deixa de transmitir a doença. Caso não seja tratado logo, o paciente pode desenvolver incapacidades físicas, como a perda da força muscular.

Parques recebem manutenção

Operários trabalham na limpeza e capinação

Com a chegada do verão, a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos tem intensificado a manutenção do Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, e o Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira.

Nesta segunda-feira (24), por exemplo, os parques estão fechados ao público para manutenção. No Parque da Lagoa, operários trabalham na limpeza e na capinação de toda área.

Um dos operários, Jailton Alves Correia, afirma que a manutenção nos parques tem sido constante. “Nesse período trabalhamos, inclusive, um pouco mais. É que tanto a grama quanto o mato crescem e precisamos deixar tudo em ordem”, explica.

Já no Parque da Cidade, a Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, vai promover nos dias 6, 13, 20 e 27 de fevereiro a 3ª edição do Projeto Verão no Parque 2011. Diversas atividades na área de cultura, esporte, saúde e lazer serão oferecidas à comunidade durante estes dias. O evento será aberto à comunidade.

Mais informações sobre o projeto Verão no Parque da Cidade através dos telefones (75) 3616-5168 e (75) 3221-5079. O Parque da Cidade fica localizado no conjunto Feira VII.

Aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas

Prefeitura licita compra dia 31 de janeiro

Novas máquinas e equipamentos agrícolas serão adquiridos pelo Governo Municipal para atender melhor o pequeno agricultor e estimular a permanência no campo. Licitação para adquirir máquinas e equipamentos, na modalidade Pregão Eletrônico, menor preço, acontece no dia 31 de janeiro, às 9 horas.

Serão adquiridos dois tratores agrícolas, duas carretas agrícolas, dois caminhões basculantes, cinco arados, sete grades, quatro batedeiras de cereais, três cultivados, duas semeadeiras e três roçadeiras. O investimento é resultado de emenda parlamentar do ex-senador César Borges e com contrapartida da Prefeitura Municipal.

“Todas as máquinas e equipamentos serão voltados para o atendimento ao público da agricultura familiar, atendido pelos programas de mecanização agrícola e distribuição de sementes”, informa o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes.

De acordo com o secretário Ozeny Moraes, cerca de 14 mil pequenos agricultores serão atendidos nos oito distritos. “O Governo Municipal tem investido cada vez mais em melhorias para o homem do campo”, ressaltou.

Outras informações sobre a licitação podem ser adquiridas no Departamento de Licitações, localizado na avenida Sampaio, 344, Centro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas, ou através do telefone (75) 3602 8333.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]