Secretaria de Saúde de Feira de Santana Intensifica combate ao mosquito da dengue

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Mercado Municipal do distrito de Bonfim de Feira.

Mercado Municipal do distrito de Bonfim de Feira.

Apoio da população é importante no controle

As ações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), no combate ao mosquito aedes aegypti, agente transmissor da dengue, estão sendo intensificada neste verão. As biólogas da Viep estão percorrendo alguns bairros durante toda esta semana para cadastrar moradores influentes, como os líderes comunitários, e tê-los como articuladores no combate ao inseto.

O secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, ressalta a importância da participação popular contra o mosquito. “Já desenvolvemos um significativo trabalho contra o aedes aegypti e a dengue através dos agentes de endemias, mas essas ações podem gerar melhores resultados do que os que já conquistamos se a população colaborar mais conosco”, destaca.

Em 2010 a SMS registrou uma redução em torno de 58% nas confirmações da doença no Município, comparando os registros com os realizados no ano anterior. Em 2009 foram 3.707 confirmações de dengue e em 2010 foram registrados 1.553 resultados positivos para a doença.

De acordo com a coordenadora da Viep, Janice Estrela, a redução não significa que as ações podem ser diminuídas. “O combate tem que ser constante para que possamos reduzir cada vez mais os casos de dengue em nossa cidade. Os dez locais visitados pelas biólogas foram escolhidos por conta do Índice Infestação Predial (IIP) do mosquito e do número de notificações da dengue”, salienta.

Os locais selecionados foram os bairros Parque Ipê, Campo Limpo, Mangabeira, Manoel Matias, Tomba, Queimadinha e Limoeiro, e os conjuntos Feira IV, IX e X. Os articuladores cadastrados serão capacitados para atuarem no local onde moram pela Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), ligada a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), no mês de fevereiro.

Conselho Tutelar com novos membros

Prefeito Tarcízio Pimenta empossou novos conselheiros

Os novos conselheiros tutelares e suplentes foram empossados na manhã desta quarta-feira (12), para atuarem junto aos três Conselhos em Feira de Santana. Eles foram eleitos através do voto direto e empossados no Paço Municipal Maria Quitéria.

Ao abrir a sessão, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Carlos Brito, destacou o papel dos conselheiros tutelares na defesa do direito da criança e do adolescente.

“A partir deste momento vocês devem tratar os problemas da criança e do adolescente de Feira de Santana com muita responsabilidade”, frisou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Maurício Carvalho, acrescentou que o encargo é extremamente gratificante, por ser uma oportunidade de contribuir de forma significativa para a sociedade.

“Não é uma tarefa fácil, porque vocês vão encontrar crianças e jovens maltratados pelos próprios pais. É preciso ter vocação e fazer o trabalho com coração”, observou.

O prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a importância do papel dos conselheiros e afirmou que o Governo Municipal tem se empenhado para desenvolver cada vez mais os projetos na área social.

“Cada um tem a sua missão e espero em Deus que vocês possam cumprir as suas. O Governo Municipal tem criado todos os mecanismos para a proteção dos direitos da criança e do adolescente”, pontuou.

Também estiveram presentes na posse o vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Pablo Roberto Gonçalves, todos os demais conselheiros, além da presidente do Conselho da Assistência Social, Ângela Pérsico.

Mercado reformado em Bonfim de Feira

Reinauguração acontece neste domingo, às 10 horas

O Mercado Municipal do distrito de Bonfim de Feira está sendo totalmente reformado e modernizado pelo Governo Municipal, visando oferecer mais conforto e segurança para comerciantes e consumidores. O equipamento, com obras em fase de conclusão, será reinaugurado pelo prefeito Tarcízio Pimenta no próximo domingo (16), às 10 horas.

As intervenções no Mercado Municipal resultaram na substituição do telhado, com estrutura totalmente metálica. Além disso, as paredes também receberam revestimento cerâmico, piso de alta resistência e novas instalações elétricas e hidráulicas.

Foram construídos 16 boxes, três lanchonetes e mais cinco pedras para comercialização de produtos diversos, inclusive carnes, lanches e outros gêneros alimentícios produzidos pelo homem do campo.

As obras estão em fase de conclusão e sendo executadas por 18 operários da construção civil. Estão sendo supervisionadas pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, que prevê a conclusão do serviço até a próxima sexta-feira (14). “Está sendo concluída a pintura interna, colocação de algumas pias e será feita também a pintura externa”, ressaltou.

Principal entreposto comercial do distrito, o Mercado Municipal será batizado com o nome do comerciante Ivan Ferreira Bastos, falecido no dia 17 de novembro do ano passado. Mesmo não tendo atuado no local, o proprietário do bar em frente ao equipamento público se destacou nas lutas pelas melhorias para o local, levando reivindicações dos feirantes ao Governo Municipal.

A esposa do homenageado, Maria do Carmo de Oliveira Bastos, recorda da luta do marido em defesa de melhorias para o Mercado Municipal. “Sempre foi um sonho dele ver o mercado revitalizado. Gostei muito do que está sendo feito pela Prefeitura, com estas melhorias. E fiquei surpresa com a homenagem, que é um reconhecimento pela sua luta”, frisou.

Novos contratos do Minha Casa, Minha Vida

Assinatura nesta quarta-feira, às 15 horas, na Sala de Imprensa

O Governo Municipal, através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, vai assinar nesta quarta-feira (12), às 15 horas, novos contratos do programa Minha Casa, Minha Vida. A assinatura acontece na Sala de Imprensa Arnold Ferreira da Silva, no Centro de Atendimento ao Feirense (Ceaf).

O prefeito Tarcízio Pimenta, secretários municipais e representantes da Caixa Econômica Federal vão participar do encontro.

Recentemente, mais dois empreendimentos tiveram suas unidades habitacionais sorteadas e devem ser entregues em breve: o Residencial Santo Antonio, no bairro Mangabeira, e o condomínio Vida Nova Aviário II.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]