SEAGRI debate fortalecimento da agricultura familiar com MST

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária da Bahia (Seagri), juntamente com Incra, CAR e Banco do Nordeste (BNB), participa nesta quinta-feira (20/01/2011) do seminário promovido pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), no município de Arataca, sul do Estado.

Iniciado na última terça-feira (18), o evento prossegue até sexta-feira (21) e reúne trabalhadores assentados e lideranças do movimento. O secretário da Agricultura, Eduardo Salles, debaterá questões como assistência técnica, extensão rural e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Durante o seminário, conforme Márcio Matos, um dos líderes do MST, será promovida a discussão sobre os espaços que o movimento ocupa no Estado e também sobre as políticas públicas existentes para os assentados.

Atualmente são 552 os assentamentos na Bahia, com 35 mil famílias, das quais, cerca de 10 mil estão em 120 assentamentos coordenados pelo MST. “Queremos saber o que está sendo planejado para os assentamentos, em termos de políticas públicas”, afirma Márcio, salientando que o assentamento garante às famílias direitos sociais, como casa, escola e comida.

Para Eduardo Salles, os movimentos sociais são legítimos, e a Seagri está comprometida em buscar soluções para suas demandas. “Os movimentos sociais devem ser vistos como parceiros, que pretendem ajudar a reforma agrária na Bahia”, diz.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111168 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]