Salvador: Sediado em construção do século XVII, MAM Bahia ganha novo café

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Inauguração de café no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM) está prevista para meados de fevereiro

Construído a partir do século 17 às margens da Baía de Todos os Santos, em Salvador, como engenho de açúcar ou quinta portuguesa, no sentido de grande propriedade agro-industrial, com casa grande, capela, jardins, senzala e anexos, o complexo arquitetônico do Solar do Unhão ganha ainda neste verão (2011), um novo espaço de encontro e lazer.

O complexo sedia o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), autarquia da secretaria estadual de Cultura (SecultBA). Inaugurado em 1960 no foyer do Teatro Castro Alves, o MAM foi para o Solar do Unhão em 1966 que é tombado como patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Ministério da Cultura, desde 1943.

Além do casarão, subsolos e antiga capela onde acontecem exposições, do parque das esculturas onde importantes obras de arte ficam expostas a céu aberto, do estacionamento que apresenta a jam session do Jazz no MAM, das oficinas, auditório e cinema, os freqüentadores terão agora um belo, charmoso e equipado café para desfrutar. O café terá projeto arquitetônico de Avelino Fernandes, previsão de 120 lugares e promete ser um dos mais disputados pontos de encontro da capital baiana em função da paisagem especial e da antiga construção, bela e pitoresca.

A implantação do café integra política do IPAC e sua Diretoria de Museus (Dimus), para que sejam instalados equipamentos semelhantes nos maiores espaços artístico-culturais administrados pelo Instituto. Dentre eles está o Centro Cultural Solar Ferrão, edificação originária do século 17 localizada no Pelourinho, e o Palácio da Aclamação, prédio neoclássico dos séculos 19 e 20 que fica entre o Passeio Público e a Avenida 7 de Setembro, próximo ao Campo Grande. O IPAC também é responsável pelo Museu de Arte da Bahia, Museu Tempostal, Museu Udo Knoff e Forte de Santo Antônio Além do Carmo.

O novo café do MAM será inaugurado em meados de fevereiro (2011) e terá cardápio semelhante ao do Palacete das Artes Rodin Bahia, no bairro da Graça, também administrado pelo IPAC. Cafés, sucos e refeições leves, como saladas e crepes, devem compor o menu. O café ocupará vestíbulos dos subsolos do casarão que serviram como senzala e local de descarga. O local exibe até hoje os trilhos no chão de pedras esféricas para carrinhos de transporte, paredes em pedra e alvenaria – tijolo e argamassa – e cobertura do teto em tábuas e vigas de madeira de lei.

A licitação do café do MAM foi realizada pelo IPAC e homologada no final segundo semestre de 2010. A empresa vencedora foi a Dona Gastronomia e Comércio de Alimentos Ltda., que terá relação contratual inicial de 12 meses, com possibilidade de renovação. A chef Andréa Nascimento, responsável pelo café garante que o espaço terá boa programação e festa de inauguração. Outras informações sobre o MAM e suas atrações artísticas são disponibilizadas através do site www.mam.ba.gov.br ou telefone (71) 3117-6137.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]