Salvador: Espetáculo ‘Desplante’ estreia no Museu de Arte Moderna da Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


O espetáculo-instalação ‘Desplante’, dirigido pela bailaria flamenca Laura Pacheco, estreia nesta quarta-feira (19), na Galeria Subsolo do Museu de Arte Moderna (MAM), em Salvador, onde permanece em cartaz até o dia 30 deste mês. A entrada para o espetáculo é gratuita, mas as vagas são limitadas. Os ingressos vão ser distribuídos 30 minutos antes da apresentação, que começa às 20h.

A montagem reúne manifestações artísticas – performance, dança, artes visuais e música experimental – que traduzem a arte flamenca, deslocando a dança cigana de seus moldes convencionais de percepção.

Resultado de processo de pesquisa intenso, ‘Desplante’ nasce de um desafio lançado pela bailarina Laura Pacheco, que convida artistas contemporâneos de formação diversificada, para “traduzirem” o flamenco, expressão artística de ciganos andaluzes da Espanha, de acordo com suas interpretações.

Segundo Laura, ao ingressar no mestrado em Dança, na Ufba, aumentaram seus questionamentos sobre sua prática enquanto bailarina de flamenco. “A partir daí, veio a ideia de propor a artistas contemporâneos um deslocamento dos modos tradicionais de se criar o flamenco, o desejo de associar outras linguagens artísticas”.

O resultado da montagem foi um grande exercício sobre a forma de lidar com as diferenças conceituais e estéticas. “Somos bem diferentes uns dos outros, tivemos que aprender a dialogar muito para que todos tivessem suas singularidades expressadas neste trabalho, sem anular a do outro. É como se ‘Desplante’ fosse uma ‘orquestra’, sem maestro, onde a coletividade rege o diálogo entre as diferenças e as singularidades do flamenco de cada um”, afirma a diretora Laura Pacheco.

Especialista em dança pela UFBA

Nascida em Belo Horizonte (MG), Laura Pacheco é especialista em dança pela Ufba, ‘performer’, jornalista pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Minas), bailarina de flamenco e mestranda do Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia. Ela é a diretora-geral e ‘performer’ de ‘Desplante’, premiado pelo edital Yanka Rudska/2010 de montagem de espetáculo da Fundação Cultural do Estado da Bahia, no ano passado.

Possui trabalhos na área de videodança, videodocumentário e videoperformance com seleção em festivais, como ‘Danza em Foco’ (Buenos Aires), Festival de Arte Eletrônica Videobrasil (SP) e Colônia ‘KunstFilmBiennale Köln’ (Alemanha). Ela foi premiada, em 2009, pelo Edital de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura, com trabalho solo no Congresso Internacional de Dança em Málaga, Espanha.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]