Rede da internet de altíssima velocidade é ampliada em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Está em fase final a ampliação do ponto de presença da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) em Salvador. O PoP-BA, que fica centralizado no Centro de Processamento de Dados da Universidade Federal da Bahia, distribui acesso a uma rede de transmissão de dados em altíssima velocidade para mais de 20 instituições de ensino e pesquisa que fazem parte da Rede Metropolitana de Salvador (Remessa).

Assim que for aprovada, o que deve acontecer já nas próximas semanas, a rede também permitirá o acesso à internet a uma velocidade de 30 gbps (30 gigabytes por segundo), o que é aproximadamente 300 vezes mais rápido do que a banda larga contratada para uso doméstico.

Esta é uma das maiores velocidades de acesso aos dados de todo o mundo e permite aplicações diversas, como teleconferências e telemedicina, que têm maior capacidade de tráfego. A infraestrutura é baseada em fibra ótica e tem 130 quilômetros de extensão. A rede também vai atender às empresas e centros de pesquisa que serão instalados no Parque Tecnológico de Salvador, em implantação na avenida Paralela.

As duas sedes da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) já estão interligadas. Nesta sexta-feira (14) entrou em funcionamento o link do Edifício Belmonte, na avenida Paulo VI, e já está em operação o acesso do Ed. Suarez Trade, na avenida Tancredo Neves.

Com a ampliação, o acesso à internet da Secti também será feito a partir do link da Remessa. Além da vantagem técnica, esse tipo de tecnologia é muito mais barato, especialmente na comparação da velocidade entregue.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]