Projeto do governo estimula atividade física no verão em Salvador

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Muita gente acordou cedo nesta quarta-feira (5/01/2011) e foi para o gramado do Jardim de Alá, para se exercitar, cuidando da saúde e da forma física, nas atividades do projeto “Sudesb no Verão de Salvador”, lançado oficialmente às 8h. Mas, o público já estava suando desde as 6h, ao som de música eletrônica e axé. O projeto, uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em parcerias com a prefeitura de Salvador e empresas privadas, vai até 30 de março.

“Eu passei na segunda-feira aqui, gostei, voltei hoje e pretendo continuar fazendo as aulas até o final do projeto. Eu já faço caminhada todos os dias, mas agora estou começando a fazer esses exercícios”, disse Leda Maria dos Santos, que participou das aulas desde o início, na segunda-feira passada (3). Vizinha e companheira de malhação de Leda, Maria das Graças também aprovou a iniciativa. “Eu já faço academia normalmente, mas neste período vou aproveitar, que é gratuito e é ao ar livre, para fazer os exercícios somente aqui. Faço isso porque me preocupo com a saúde e também com a forma física”, disse.

O objetivo do projeto é conscientizar a população baiana da importância da prática de exercícios físicos para cuidar da saúde. O “Sudesb no Verão de Salvador” tem aulas gratuitas de ginástica localizada, alongamento, todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h às 7h e das 7h às 8h, pela manhã, além de 17h às 18h, e de 18h às 19h. A abertura oficial do evento contou com a presença de autoridades, com o público participante das atividades e com a apresentação de fanfarras formadas por garotos do Nordeste de Amaralina e de Fazenda Coutos. O público ouviu o som dos garotos enquanto degustava as frutas do lanche tropical.

O público predominante das aulas é feminino, mas os homens também marcaram presença. “Eu vim malhando até aqui e agora eu não perco mais. Vou continuar praticando até março. Eu caminho aqui na orla o ano todo e agora é bom fazer ginástica também”, disse o comerciante Ivan dos Santos, de 49 anos.

As aulas estão sendo ministradas por professores de educação física da Sudesb. Às quartas, acontecem, ainda, várias atividades de lazer, como cama elástica, para agradar as crianças. Além da presença de uma Feira de Saúde, com profissionais oferecendo ações como a aferição da pressão e o controle de glicemia, além de nutricionistas realizando avaliações nutricionais. O projeto faz parte também do “Espicha Verão”, da Bahiatursa, e do “Orla 24 horas”, da prefeitura municipal.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário