Projeto de autoria do deputado Zé Neto quer proibir uso de jaleco em bares e restaurantes da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Para o parlamentar, proibição é importante porque os jalecos e outros equipamentos do tipo funcionam como transporte de agentes químicos e biológicos.

Projeto de Lei apresentado pelo deputado petista Zé Neto proíbe a utilização de jalecos, aventais e demais equipamentos de proteção individual, usados por servidores, funcionários e profissionais da área de saúde, ao frequentarem estabelecimentos comerciais destinado às refeições, tais como bares, restaurantes e similares. Aqueles que descumprirem a medida, prevê a proposição, estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 1 mil.

Para o parlamentar, a proibição é importante porque os jalecos, aventais e outros equipamentos do tipo funcionam como transporte de agentes químicos e biológicos, “o que pode trazer prejuízos tanto ao paciente como às pessoas que frequentam esses estabelecimentos, criando uma situação de risco a todos.”

Hoje é comum ver nas ruas profissionais andando com jaleco branco, uniformes e até toucas de proteção, ignorando o fato de que esses equipamentos podem disseminar infecção hospitalar. Diversos outros estados, a exemplo do Paraná e de Minas Gerais, já aprovaram leis nesse sentido. Além disso, fazer com que o uso do jaleco fique restrito ao ambiente do trabalho é uma orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113508 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]