PRODEB assina convênio para intercâmbio de experiências

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) assinou, na tarde de quarta-feira (12/01/2011), um convênio de cooperação técnica com a Universidade Federal da Bahia (Ufba), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O convênio, que reúne as instituições públicas de ensino superior e os provedores oficiais de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da esfera governamental, visa o intercâmbio de experiências na área de modernização e desenvolvimento tecnológico voltado para a administração pública.

Segundo o diretor de Sistemas e Serviços da Prodeb, João Emanuel, que representou o diretor-presidente da empresa, Elias Sampaio, três grandes projetos serão desenvolvidos a partir do convênio. O primeiro é um estudo do ambiente Expresso.BA visando melhorias na arquitetura do software, usabilidade, funcionalidade e a alta disponibilidade.

De acordo com João Emanuel, o Expresso.Ba é um ambiente colaborativo de trabalho e rede ‘cloud computing’ que, além de contribuir para inclusão digital dos servidores, deu mais agilidade aos processos administrativos do Estado. Os outros projetos são a elaboração dos cadernos de encargos no âmbito de TIC – uma novidade no Brasil que servirá de referência para elaboração de projetos na área – e a criação de bolsas para quem trabalha com iniciativas de interesse da administração pública na Bahia.

Para a reitora da Ufba, Dora Leal, essa é a oportunidade de fortalecer os laços entre as instituições. “Estamos precisando compartilhar conhecimento e aprimorar nossos sistemas, especialmente aqueles voltados para melhorar o gerenciamento”. Também participaram da assinatura do convênio José Bites de Carvalho, representando o reitor da Uneb, Lourisvaldo Valentim, e Dilson Santo, representando o diretor-presidente do Serpro, Marcos Mazoni.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]