PROCON-BA atendeu 81 consumidores da OI por meio eletrônico

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Em menos de uma semana, 81 consumidores que ainda estão com problemas em decorrência do incêndio na Central da Oi do Itaigara, ocorrido no dia 21 de dezembro de 2011, foram atendidos pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), por meio de formulário eletrônico disponível na internet. Somente no primeiro dia foram registradas 62 queixas. Todos os formulários recebidos estão sendo analisados por técnicos do Procon, junto à Oi, que deverá retornar aos consumidores no prazo de cinco dias após a reclamação.

Como destacou a superintendente do Procon, Cristiana Santos, esse canal de atendimento foi criado para tentar solucionar os problemas dos consumidores de maneira mais ágil. É também uma forma de mapear as dificuldades que ainda afetam os consumidores e saber se a Oi está cumprindo os compromissos firmados junto ao órgão e aos clientes.

Maior insatisfação

Por enquanto, a maior insatisfação dos consumidores é em relação à telefonia fixa, com 45 queixas registradas. Em segundo lugar aparece a telefonia móvel (17 queixas), seguida do plano Oi Conta Total (11) e de acesso à internet (8). Os assuntos mais demandados são serviços não fornecidos ou com fornecimento parcial, vício de qualidade, cobrança indevida e linha trocada.

As reclamações continuam sendo recebidas nos postos de atendimento do Procon, localizados na capital e no interior do estado, principalmente de consumidores que tiverem problemas não oriundos da pane, já que o atendimento especial é exclusivo para essa finalidade.

Além de ampliar os canais de atendimento por meio de formulário eletrônico, o Procon adotou outras providências para que os direitos do consumidor baiano sejam respeitados. Cristiana Santos informou que o Procon já abriu um procedimento de investigação preliminar contra a Oi e que foram solicitadas informações à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Departamento de Perícia Técnica, entre outros órgãos.

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Redação do Jornal Grande Bahia
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