Órgão das Nações Unidas classifica 2010 como o ano mais quente desde 1998

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O ano de 2010 foi classificado como o mais quente, considerando a média registrada de temperatura, desde 1998. Também foi um ano marcado por desastres naturais – vulcões, terremotos e enchentes, assim como variações de alta e baixa temperaturas. A conclusão é da Organização Meteorológica Mundial (OMM), ligada às Nações Unidas. Pelos dados da organização, no ranking de anos com temperaturas mais elevadas estão 2010, 2005 e 1998.

Para o OMM, outra caraterística de 2010 foi o elevado número de registros climáticos extremos. O estudo considera e menciona a primeira semana de 2011 como exemplo de continuidade deste processo, como as enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.

“[As] enchentes nas zonas de montanha perto da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, na segunda semana de janeiro, resultaram em mais de 700 mortes, muitas delas causadas por deslizamentos de terra”, diz o relatório.

Em seguida, o documento acrescenta que no ano passado, houve ainda registros de calor na Rússia, inundações no Paquistão, no Sri Lanka e nas Filipinas, além da Austrália.

Em 2010, as temperaturas mais elevadas foram registradas em grande parte da África e nas regiões Sul e Oeste da Ásia. Proporcionalmente, regiões cujas temperaturas são baixas também registraram elevações, como a Groenlândia e o Canadá.

Segundo a OMM, em 2010 a temperatura média foi de 0,53°C acima da média de 1961 a 1990. A elaboração deste levantamento é baseado em dados do Centro de Meteorologia da Grã-Bretanha, no Centro Nacional de Clima dos Estados Unidos e nos estudos da agência espacial norte-americana, a Nasa.

“Os dados confirmam que há uma tendência a partir de 2010 de aquecimento significativo na Terra em um período a longo prazo”, disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud. “Os dez anos mais quentes já registrados ocorreram todos desde 1998.”

Nos últimos dez anos, no período de 2001 a 2010, a média global de temperaturas é de 0,46°C acima do registrado na década anterior. O mês de dezembro foi “excepcionalmente quente”, informa o relatório da OMM, no Leste do Canadá e na Groenlândia.

Porém, também em dezembro, houve registros de temperaturas abaixo da média na maior parte da Europa, em países como a Noruega e a Suécia. Também neste período, na Inglaterra, foi registrado o dia mais frio desde 1890. A Rússia e os Estados Unidos também sofreram com as baixas temperaturas no final do ano passado.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112836 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]