O hipertexto no webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia

Carlos Augusto apresentou a monografia 'O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia'.Carlos Augusto apresentou a monografia 'O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia'.
Carlos Augusto apresentou a monografia 'O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia'.

Carlos Augusto apresentou a monografia ‘O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia’.

'O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia' obteve média final de 9,1 pontos.

‘O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia’ obteve média final de 9,1 pontos.

O trabalho acadêmico de conclusão de curso ‘O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia’ apresentado por Carlos Augusto Oliveira da Silva, fez parte das atividades para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo da  Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF), autorizada pela Portaria Ministerial nº 1263, de 25 de abril de 2002, publicada no D.O.U em 26 de abril de 2002. 

A monografia analisa a historicidade e características do hipertexto no webjornalismo, com estudo de caso de três notícias publicadas no Jornal Grande Bahia, sítio de notícias com publicação na internet. As notícias foram selecionadas a partir dos critérios de noticiabilidade, proximidade, abrangência, e temporalidade. Elas foram publicadas em períodos distintos e estão inter-relacionadas. O que nos conduz a outras características do webjornalismo, descritas por Machado e Palacios (2003) como: hipertextualidade, memória, instantaneidade e atualização contínua. O próprio webjornal foi analisado sob o prisma da ‘Teoria da Notícia’ de Jorge Pedro de Sousa (2010) e sobre os critérios de veículos de comunicação de massa, propostos pelos estudos de Pierre Lévy (1999), Luís Monteiro (2001) e Joaquim Paulo Serra (2007).

Avaliação 

Os componentes da banca de avaliação, abaixo listados, consideram este trabalho aprovado, com média final 9,1.

Orientador : Andrews Ferreira Pedra Branca, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdade São Bento).

Professora membro da banca: Lílian Mattos Santos Pedra Branca, Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (Faculdade São Bento).

Professor convidado: Genivaldo Conceição Oliveira, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Mestre em Linguística pela UT at Austin, Estados Unidos da América.

Feira de Santana, Bahia, 25 de novembro de 2010.

Baixe um cópia do trabalho científico

O Hipertexto no Webjornalismo: Estudo de Caso Jornal Grande Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Carlos Augusto
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB).