Novo emissário desviará efluentes industriais da Bahia de Todos- os- Santo

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Os efluentes industriais gerados por empresas do Polo Industrial de Camaçari, antes despejados na Baía de Todos-os-Santos, passam a ter um novo destino com a assinatura do Memorando de Entendimento para a construção de novo emissário de efluentes.

O acordo entre o Governo do Estado, a Cetrel e empresas do Polo, Dow Química, Petrobras e Proquigel foi firmado nesta segunda-feira (24/01/2011), na sede Governadoria, no Centro Administrativo, em Salvador.

Quando estiver pronto, em 1 ano e meio, o novo equipamento vai transportar três mil metros cúbicos de efluentes para a estação de tratamento da Cetrel (Central de Tratamento de Efluentes Liquidos), em Camaçari.

Efluente Zero

De acordo com o presidente da Cetrel, Ney Silva, os efluentes industriais serão previamente tratados e conduzidos para disposição oceânica. A ação faz parte do projeto ‘Efluente Zero’e serão investidos cerca de R$ 200 milhões na obra, que tem como principal objetivo a preservação da maior baía da costa brasileira.

Ele acredita que a iniciativa vá contribuir com o desenvolvimento sustentável das atividades industriais na região. A Cetrel será responsável pela prestação de serviços de coleta, transporte por dutovia, tratamento e disposição final dos dejetos gerados pelas empresas.

Com suspensão do lançamento de efluentes na Baía de Todos-os-Santos, os moradores e comunidades próximas à baía também serão beneficiados.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, o governo estadual está preocupado com a preservação da Baía de Todos-os-Santos, que faz parte de Área de Proteção Ambiental (APA) e abrange 13 municípios, incluindo Salvador.

“A conservação da Baía de Todos-os-Santos contribui com a melhoria da qualidade ambiental. Com isso, também beneficia o lazer nas praias e as atividades pesqueiras. De forma equilibrada, vamos garantir o uso da baía para o desenvolvimento das atividades econômicas”.

Copa Verde

Com a construção do emissário de efluentes, a Bahia cumpre mais uma das exigências da Fifa para a Copa 2014, que é a preservação ambiental. O secretário extraordinário para Assuntos da Copa, Ney Campello, afirma que além do Efluente Zero, o governo está investindo em outros projetos de sustentabilidade ambiental, como o de monitoramento do ar por meio de estações de tratamento.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113867 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]