Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 30 de janeiro de 2011

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Micareta  ameaçada

Tendo em vista  a não realização de acordo financeiro entre  os empresários de artistas baianos  e os principais blocos da cidade, as bandas Chiclete com Banana e  Asa de Aguia e a cantora Claudia Leite poderão não se apresentar na micareta de Feira de Santana. Não se tem a menor duvida de que serão grandes desfalques na maior micareta do Brasil. Aliás, até as licitações abertas pela Prefeitura Municipal, para as empresas que deverão tocar a festa estão bastante conturbadas. Segundo consta, o prefeito Tarcizio Pimenta  está de olho no assunto e deverá tomar medidas cabíveis, para que a micareta não fique ameaçada.

Campanha

A Fundação Pedro Calmon/SecultBA realizará mais uma edição da campanha “No dia 2 de fevereiro não é só Yemanjá que receberá presentes. Doe livros para a biblioteca Juracy Magalhães Jr”. Além de integrar a biblioteca aos festejos populares realizados no bairro do Rio Vermelho, na cap, o objetivo da campanha é estimular a doação de livros novos, que tenham como tema a cultura afro-brasileira e africana. A idéia é que as obras doadas sirvam de reforço para a aplicação da Lei 10.639/03 que estabelece o ensino da história da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas.

Cultura  do fumo

Reabilitar a cultura do fumo no recôncavo e recuperar milhares de empregos diretos e indiretos que foram perdidos na região com o fechamento de diversas fábricas, dentre elas a Suerdieck. Esses são os principais objetivos do Ministério da Agricultura, da Secretaria Estadual da Agricultura, da prefeitura de Cruz das Almas e dos demais municípios onde a cultura está presente, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, do Fórum dos Secretários da Agricultura do Recôncavo, da Câmara Setorial do Charuto, e do Sinditabaco, que estão empenhados no processo de abertura de mercado para o charuto fabricado na região, reconhecido internacionalmente como o melhor do mundo, ao lado do cubano. Um dos mercados que está sendo conquistado é o da China, de onde o secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, divulgou uma boa notícia: “A China já efetivou um pedido  de US$ 8 milhões para diversas empresas produtoras de fumo de charuto na Bahia, e tão logo seja liberada a exportação essas empresas poderão cumprir esse contrato e depois exportar o próprio charuto”.

Policia Federal

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT/BA) esteve ontem (27), em Salvador, com o ex-colega da Câmara dos Deputados, o novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Ambos trabalharam juntos na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Casa Legislativa. A relação direta do parlamentar com o ministro foi fundamental para estabelecer o diálogo a respeito da instalação de uma Delegacia da Polícia Federal (DPF) em Feira de Santana. O encontro, ocorrido na sede da Superintendência Regional da Bahia da PF, contou com a participação do superintendente da PF/BA, delegado José Maria Fonseca, e de representantes de diversos sindicatos de trabalhadores da segurança pública do Estado da Bahia. Todos respaldaram com dados concretos o ministro da Justiça que se sensibilizou da necessidade de um núcleo da Polícia Federal (PF) na maior cidade do interior baiano. “Foi consenso durante a reunião que os feirenses e a região precisam desses serviços oferecidos pelo órgão”, revelou o deputado Sérgio Carneiro.

Ano chinês

Pela primeira vez, Salvador comemorará a entrada do Ano Novo Chinês com uma grande festa no dia 03 de fevereiro. A celebração será no Clube Naval Cabana da Barra com demonstração de Artes Marciais, Dança dos Leões Chineses com batida de tambor, apresentação de música chinesa, sorteio de brindes, gastronomia típica e outras manifestações artístico-culturais típicas do país. Organizada pela Associação Chinesa da Bahia – ACBA, a festa que comemorará o ano do coelho, é referente ao calendário chinês, onde cada novo ano é relacionado a um dos doze animais (rato, búfalo, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e o javali), que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião, e receberam o atributo em agradecimento pela presença. Assim, o ano assumirá as características de cada animal.

Reunião aberta

A União Brasileira de Escritores (UBE), Núcleo Bahia, promoverá no dia 5 de fevereiro de 2011 (sábado), na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul), sua primeira reunião oficial aberta ao público. Escritores, poetas, jornalistas, articulistas, professores e leitores em geral são esperados para discutir as possibilidades de fortalecimento dos escritores baianos.  Entre as pautas que serão apresentadas estarão: o fortalecimento do movimento literário na Bahia; Bienal do Livro, V congresso de escritores brasileiros, articulação com instituições públicas e privadas, entre outros temas de interesse dos escritores.

 Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3158 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]