Luiz Caetano, novo presidente da UPB, garante que vai trabalhar pelo desenvolvimento dos municípios

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

O prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), é o novo presidente da UPB (União dos Municípios da Bahia), eleito com 289 votos de um colégio de 299 votantes. Foram registrados 10 votos em branco. Empossado no início da noite desta quarta-feira (27/01/2011), na sede da entidade, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, ele afirmou que vai viajar pelo Estado para identificar as demandas e dificuldades de cada região, a fim de fortalecer e estimular o desenvolvimento dos municípios e territórios baianos.

Diante de uma plateia de prefeitos, deputados, lideranças políticas e apoiadores, o novo presidente defendeu mais justiça na divisão dos recursos. Para ele, os royalties do pré-sal têm de ser distribuídos com base no IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), garantindo oportunidade orçamentária para os municípios menores e mais pobres. “Erradicar a pobreza e a miséria tem de ser uma prioridade geral”.

O presidente eleito afirmou que pretende transformar a UPB em uma entidade realmente engajada e sintonizada com as bandeiras dos municípios. O novo presidente da UPB explicou que vai trabalhar pelo desenvolvimento, partindo das regiões para os municípios.

Também falou da importância de uma reforma tributária imediata, da revisão nos critérios do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e da desburocratização dos convênios com o Estado e a União.

Dos 388 prefeitos habilitados a votar, 299 compareceram à urna, um número considerado elevado, principalmente por se tratar de eleição com chapa única. A vitória de Luiz Caetano na UPB inaugura o novo municipalismo na Bahia, pautado nos critérios de territórios de identidade, territórios de cidadania e blocos regionais de desenvolvimento econômico.

Chapa eleita

A chapa “A Força dos Municípios”, encabeçada por Luiz Caetano, tem ainda como integrantes os prefeitos de Barra do Choça, Oberdam Rocha – PP (vice-presidente administrativo); de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes – PSB (vice-presidente institucional), de Santana, Marco Aurélio Cardoso – PP (1º secretário), de Maracás, Nelson Portela – PT (2º secretário), de Miguel Calmon, José Ricardo Leal Requião – PR (1º tesoureiro) e de Brumado, Eduardo Vasconcelos – PSDB (2º tesoureiro).

Os integrantes titulares do Conselho Fiscal são os gestores de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal (PCdoB), de Mata de São João, João Gualberto Vasconcelos (PP), de Uruçuca, Moacyr Batista de Souza Leite Júnior (PP), de Simões Filho, Eduardo Alencar (PSDB), e de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta Júnior (DEM). Entre os suplentes estão os prefeitos de Canarana, Ezenildo Dourado (PMDB), de Planaltino, Joseval Braga (PP), de Maragogipe, Silvio Santana Santos (PT), de Chorrochó, Humberto Ramos (PP), e de Itororó, José Adroaldo Almeida (PT).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113486 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]