Jornais denunciam restrição ao acesso a dados sobre crimes na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Depois que a imprensa publicou matérias sobre um fim de semana violento em Salvador, com 30 homicídios em dois dias, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) restringiu a divulgação de informações sobre ocorrências policiais na Bahia, denuncia o jornal Correio.

Segundo o site Bahia Notícias, a Central de Telecomunicações das Polícias Civil e Militar, responsável pelos registros de ocorrências policiais no Estado, estaria proibida de passar informações para a imprensa. A SPP justificou que as informações passariam a ser divulgadas pela internet ou por telefone, através da superintendência de telecomunicações, diz o diário A Tarde. Mas jornalistas reclamam que o site da secretaria não traz os dados prometidos, e delegados proíbem o atendimento a repórteres, com ordens exibidas até em cartazes nas delegacias, acrescenta o Correio.

“Há seis dias, jornalistas que trabalham na Bahia travam uma árdua luta para garantir o direito de receber informações sobre as ações de segurança pública e os registros de ocorrência”, afirma uma matéria do Correio. A SSP afirmou ao jornal que “não determinou mordaça alguma aos delegados” e que “os casos estão disponíveis para a imprensa”.

*Com informação do Centro Knight

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141294 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário