Investimentos em veículos e equipamentos irão contemplar a Guarda Municipal. Leia esta e outras notícias da Prefeitura de Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Investimentos em veículos e equipamentos irão contemplar a Guarda Municipal.
Investimentos em veículos e equipamentos irão contemplar a Guarda Municipal.

Aquisição de veículos e equipamentos para a categoria

A Guarda Municipal de Feira de Santana vai ser contemplada com novos benefícios para a realização dos serviços de ronda ostensiva. Um deles é a aquisição de novas viaturas modelo Siena, caminhonete e motocicletas, modelo Broz 150, que serão utilizados juntamente com as oito viaturas e motocicletas já disponibilizadas.

Também serão adquiridos cones de sinalização, meias, boinas, cintos, cobertura gorro, camisas, capas, saias e calças para cumprir com o Plano de Fardamento anual da categoria. As licitações de números 169/2010 e 070/2010 estão em tramitação e são oriundas da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos (Seprev).

Além disso, os agentes da Guarda Municipal que foram selecionados nas etapas dos exames TAF I e TAF II (Teste de Aptidão Física), ou foram indicados por não terem participado do curso de formação básica, vão participar de cursos de capacitação especializada.

A licitação sob o tipo “Menor Preço” para contratar empresa especializada em curso de capacitação será realizada no dia 28 de janeiro, às 9h30. Informações no Departamento de Licitações, na avenida Sampaio, 344, Centro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. O edital está disponível no site www.feiradesantana.ba.gov.br. Mais informações através do telefone (75) 3602 8333.

Recentemente, a Prefeitura de Feira de Santana adquiriu 60 coletes balísticos e detectores de metais para a Guarda Municipal, além de ter instalado sistema de rádio comunicação nas viaturas, que também vão receber GPS.

“A guarda está passando por um processo de transformação”, disse o secretário municipal de Prevenção à Violência, Mizael Freitas de Santana.

Para o subcomandante da Guarda Municipal, Marcos Vinícius Alves, todos estes investimentos demonstram o compromisso da administração pública com a segurança do município e da categoria. “Os equipamentos e veículos serão bem vindos para que o nosso serviço tenha ainda mais qualidade”, afirma.

Viep alerta sobre a dengue neste verão

Participação popular fundamental no combate ao mosquito

A Divisão de Vigilância Epidemiológica (Viep), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está alertando a população sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, neste verão. O alerta está sendo motivado pelo fato de que 90% dos focos do inseto, encontrados no ano de 2010 pelos agentes de endemias do órgão, estavam em residências.

“A soma entre altas temperaturas, como as que são registradas no verão, e a incidência das chuvas favorecem a proliferação do aedes aegypti, o que pode resultar num acréscimo no número casos de dengue”, revela o coordenador do Programa Municipal de Controle da Dengue, Anacleto Santos.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Getúlio Barbosa, os cidadãos podem ter uma participação mais ativa no combate ao mosquito. “Os agentes de endemias estão nas ruas, fazendo as visitas domiciliares e eliminando os focos, porém os moradores de cada residência devem ter cuidado para que possíveis focos não surjam novamente nos locais que já foram visitados pelas nossas equipes”, declara.

A coordenadora da Viep, Janice Estrela, dá algumas dicas contra o aedes aegypti. “Qualquer recipiente exposto e que possa acumular água deve ser eliminado. O mosquito pode se reproduzir até em locais como numa tampinha de garrafa descartada de maneira indevida. Lajes e calhas de telhados também devem ser observadas, para evitar o acúmulo de água da chuva”, salienta.

Os cidadãos também podem denunciar possíveis focos do aedes aegypti através do número do Disque Dengue 0800 284 6656. Dúvidas sobre a doença podem ser esclarecidas através do mesmo número. A ligação para o serviço é gratuita e pode ser realizada de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 18 horas.

Água para 50 famílias no Aeroporto

Obra iniciada na manhã desta terça-feira, 18

Cerca de 50 famílias residentes na localidade de Lagoa das Pedras, no Aeroporto, serão abastecidas com água encanada. A implantação do sistema, através de parceria entre a Prefeitura de Feira de Santana e a Embasa, foi iniciada na manhã desta terça-feira (18), e já está sendo comemorada pela comunidade, que está acompanhado a execução do serviço.

Ao autorizar o início das obras, o prefeito Tarcízio Pimenta ressaltou a preocupação em promover melhorias na qualidade de vida do homem do campo. Ressaltou também estar cumprindo compromisso assumido com moradores da comunidade, que há anos reivindicavam o benefício.

Já o secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Ozeny Moraes, observou o desenvolvimento da localidade desde que foi feito o levantamento da área para implantação do sistema de abastecimento de água.

“Antes existiam apenas 30 residências nesta localidade e hoje, depois que foi anunciada a implantação do sistema de abastecimento de água, já são cerca de 50 famílias que moram neste local”, destacou.

O gerente do escritório local da Embasa, Neydson Eloy, observou que o sistema de abastecimento de água vai atender desde o Corredor do Aeroporto até a região do Retiro. A previsão é de execução das obras dentro de 30 dias.

O início das obras foi acompanhado atentamente pela moradora Tamira Pereira Ribeiro. “Estou muito satisfeita porque há muito tempo esperávamos pelo serviço, mas só tínhamos promessas. Agora estamos vendo que as obras realmente estão acontecendo”, frisou.

Semáforo em funcionamento no centro

Trânsito fluindo normal na avenida Getúlio Vargas

O funcionamento do semáforo danificado em uma colisão entre dois caminhões na madrugada de domingo (16) já está normalizado. Desde o final da tarde desta segunda-feira (17), o equipamento entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas voltou a funcionar.

Técnicos da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) atuaram no reestabelecimento do semáforo, que ficou destruído no acidente. Durante o período em que esteve em pane, agentes de trânsito orientaram o tráfego de veículos no local.

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, ressalta que todas as medidas foram adotadas para o trânsito entre as avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas não fosse prejudicado.

“Desde o primeiro momento (madrugada de domingo) que prepostos da Secretaria e Superintendência atuam no reestabelecimento do semáforo”, comenta o secretário da SMTT.

Flailton Frankles afirma que a SMTT vai apurar as causas e circunstâncias do acidente, com o objetivo de responsabilizar o causador do acidente pelo dano causado ao patrimônio público municipal.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108614 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]