Informatização agiliza matrícula dos alunos da rede municipal. Leia esta e outras notícias da PMFS

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Informatização agiliza matrícula dos alunos da rede municipal.
Informatização agiliza matrícula dos alunos da rede municipal.

Mais de 2.200 novos alunos já se matricularam na rede municipal de ensino desde segunda-feira (24), através do programa Matrícula Fácil 2011. No primeiro dia do calendário, 870 alunos reservaram suas vagas nas 214 escolas, enquanto no segundo dia 1.368 estudantes já se matricularam.

O sistema foi instalado em 33 postos de matrícula distribuídos na sede e distritos de Feira de Santana, onde os pais fazem a matrícula on line. Outra opção é a pré-matrícula, que pode ser feita em casa (via internet), mas exige que os pais apresentem a documentação na unidade de ensino.

“Quando os pais fazem a pré-matrícula, a escola mantém contato com eles para que sejam levados os documentos necessários. É bom lembrar que há escolas que já acabaram as vagas”, alerta o assessor de Informática, Verlânio Gallindo, acrescentando que a matrícula on line leva em torno de três minutos, enquanto o processo manual gerava filas e demandava horas.

O prazo para a matrícula de alunos novos e a confirmação dos alunos da casa termina nesta sexta-feira (28), em todas as unidades escolares. As matrículas estão sendo realizadas nos dois turnos. Em algumas unidades escolares, entretanto, o serviço é desenvolvido em um único período, principalmente pela manhã, em função de seguir o horário de funcionamento da própria escola.

Para reforçar o atendimento das matrículas, o Governo Municipal também está utilizando o ônibus do programa Feira Cidade Digital com os recursos de vários computadores interligados à internet banda larga. O veículo está operando em locais onde a internet disponibilizada pela operadora Oi apresenta problemas.

A matrícula na rede municipal de ensino é feita através do endereço eletrônico: www.matriculafacil2011.com.br.

Campanha educativa no Centro de Abastecimento

Iniciativa da direção visa manter o local limpo

A direção do Centro de Abastecimento está orientando comerciantes e consumidores a manter o entreposto comercial limpo, através de uma campanha educativa “Não precisa limpar, basta não sujar”, divulgada através do serviço de comunicação interna e de cartazes fixados nos galpões.

Para evitar a sujeira e o mau cheiro do entreposto comercial também são disponibilizados 26 agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que atuam no local de domingo a domingo. Cerca de quatro agentes fazem a limpeza pela manhã e 22 profissionais trabalham à noite. Nos finais de semana a limpeza do local conta com o apoio de seis agentes que trabalham em regime de plantão.

Segundo o diretor do Centro de Abastecimento, Cláudio Soares, à noite o local fica totalmente limpo, mas quando os trabalhos são iniciados pela manhã o ambiente fica completamente sujo.

“Com o intuito de impedir que joguem lixo nos locais inapropriados, os donos dos boxes já começaram a ser advertidos, com multas que variam de R$ 30 a R$ 100”, informa.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Magno Felzemburgh, acredita que seja necessário um trabalho mais efetivo de conscientização para que os comerciantes colaborem com a limpeza e organização do local.

“Em breve será emitida uma portaria mais eficiente que poderá levar o comerciante a suspensão da atividade por tempo indeterminado e em nova falta terá o alvará de funcionaSaúde Digital no CMDI.

Aquisição de novos equipamentos e modernização

O Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Luiz Eugênio Laurine, passa a contar este ano com o programa Saúde Digital, que já funciona com eficiência em algumas unidades de saúde do município. Com a implantação serão adquiridos novos equipamentos digitais para agilizar o atendimento aos pacientes.

Segundo o diretor da Fundação Hospitalar, Jair de Jesus, com a aquisição dos novos equipamentos digitais os resultados dos exames vão ser modernizados.

“O atendimento será facilitado com a implantação do sistema, e já estamos providenciando a contratação de médicos e a oferta de novos serviços”, afirma.

Os pacientes serão atendidos conforme as senhas forem aparecendo no painel eletrônico. Novos computadores e impressoras a laser também serão adquiridos, a exemplo de aparelhos de ultra-som, raios-X e mamógrafo. Para manter a segurança dos pacientes ainda serão instaladas câmeras setoriais na unidade de saúde.

Atualmente são oferecidos no CMDI serviços, a exemplo de eletrocardiograma, mamografia, raios-X, ultra-sonografia, densitometria óssea e punção mamária. Em 2010 foram realizados 85.611 procedimentos; desse número, 50.927 foram exames de ultra-sonografia.

A reforma da unidade foi finalizada e a fachada com as cores do novo padrão (verde, vermelha e branca), está sendo colocada. O atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas, ininterruptamente.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113789 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]