Governo quer limpar faixa de frequência para levar banda larga aos rincões e Brasil tem mais de 34 milhões de acessos a serviços de banda larga

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.


O Ministério das Comunicações quer disponibilizar a partir do ano que vem a faixa de frequência de 450 megahertz (MHz) – atualmente utilizada pela Polícia Federal – para levar internet em alta velocidade para áreas rurais. Em dezembro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) deu prazo de cinco anos para a limpeza da faixa.

De acordo com o ministério, já estão previstos R$ 70 milhões no Orçamento Geral da União para adequação dos equipamentos à faixa de frequência. O secretário executivo do ministério, Cezar Alvarez, disse que já foram iniciadas as tratativas com o Ministério da Justiça para que a faixa da Polícia Federal seja liberada no fim deste ano ou no início de 2012. Depois da devolução, será aberta uma consulta pública pela Anatel para discutir os critérios que serão adotados na licitação da faixa de frequência.

Brasil tem mais de 34 milhões de acessos a serviços de banda larga

O número de acessos aos serviços de banda larga no país cresceu 71% no ano passado, chegando a 34,2 milhões de acessos fixos e móveis. Segundo a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), nos últimos 12 meses foram ativadas 14,2 milhões de novas conexões, o que significa que, a cada minuto, 27 novos clientes passaram a ter acesso à internet rápida no Brasil.

A banda larga móvel pelas redes de telefonia de terceira geração (3G), que foram implantadas no Brasil há cerca de três anos, ultrapassou a internet fixa em 2010, com 20,6 milhões de acessos, a partir de smartphones (telefones com conexão à internet e recursos de computador) ou modems (que permitem conectar computadores pessoais e portáteis à internet).

A banda larga fixa subiu de 11,4 milhões para 13,6 milhões no mesmo período, com elevação de 20%. Já o número de modems passou de 4,6 milhões para 6 milhões, crescimento de 31% ao longo de 12 meses.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]