Governo Municipal vai acelerar execução fiscal após férias forense. Leia esta e outras notícias da PMFS

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Governo Municipal adquiriu mais 73 computadores para programa de inclusão digital em Feira de Santana.

Governo Municipal adquiriu mais 73 computadores para programa de inclusão digital em Feira de Santana.

Campanha de anistia incentiva pagamento de tributos

O Governo Municipal vai acelerar o encaminhamento dos processos à Justiça para execuções fiscais de contribuintes inadimplentes com o fisco municipal. Para evitar o processo, o contribuinte tem como incentivo a promoção da campanha de anistia de até 90% dos juros e multas dos tributos municipais até o dia 31 de janeiro.

A campanha com descontos nos juros e multas prossegue com redução gradativa dos descontos durante os próximos dois meses. No período de 1º a 28 de fevereiro, o contribuinte que regularizar a situação terá descontos de 80% nos juros e multas dos tributos.

Já no período de 1º a 31 de março, os descontos serão da ordem de 70% sobre os juros e multas. Depois acabam os incentivos. Enquanto isso, quem estiver inadimplente já está com os processos para execução fiscal encaminhado à Justiça. “Quem regularizar a situação durante o período da campanha, a Prefeitura adotará todos os procedimentos para suspender o processo e execução fiscal”, ressalta o secretário municipal da Fazenda, Wagner Gonçalves.

Somente no primeiro mês da campanha, durante em dezembro de 2010, cerca de 2400 contribuintes regularizaram a situação com a Secretaria Municipal da Fazenda. Os demais continuam com os processos em tramitação na Justiça.

O secretário Wagner Gonçalves alerta que logo após o retorno do recesso da Justiça, o Governo Municipal dará prosseguimento para encaminhamento das execuções. E a partir deste ano, a Prefeitura também encaminhará todos os processos automaticamente à Justiça, inclusive o IPTU de 2011 que não for pago à vista ou parcelado até o dia 7 de abril.

CSE oferece consultas especializadas

Ambulatório com atendimento diversos das 7 às 18 horas

O ambulatório do Centro de Saúde Especializada (CSE) oferece atendimentos médicos em diversas especialidades. Dentre elas, cardiologia, urologia, dermatologia, gastrologia, otorrinolaringologia, angiologia, neuropediatria, hematologia, oftalmologia, ortopedia, cirurgia geral, nefrologia, nutrição e hematopediatria.

Após passar por um dos Postos de Saúde da Família do bairro, quando há necessidade de um atendimento especializado, a consulta do paciente é marcada no ambulatório do CSE, através da Central de Regulação, que tem o controle de todas as vagas disponíveis na rede de saúde municipal. O ambulatório funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Segundo Thaís Machado, responsável pela gerência administrativa do CSE, nos demais atendimentos oferecidos a pessoa pode ir diretamente ao Centro, sem a necessidade de ter a consulta marcada pela Central.

“Em casos de casos de hanseníase, hepatite, tuberculose, asma, renite, agressão de animal, doenças sexualmente transmissíveis HVI e AIDS, a pessoa pode comparecer ao CSE que é atendida”, destaca.

Inclusão digital com mais computadores

Centro Digital no bairro Baraúnas em fase de conclusão

O Governo Municipal adquiriu mais 73 computadores completos para expandir o programa de inclusão digital em Feira de Santana. Os equipamentos serão instalados em três escolas públicas da rede municipal e também no Centro Municipal de Inclusão Digital, maior equipamento público do gênero no interior da Bahia construído pela Prefeitura de Feira de Santana.

Somente no Centro de Inclusão Digital serão instalados 40 computadores com mobiliário completo e mais quatro impressoras. O equipamento funcionará nos três turnos, oferecendo cursos básicos de informática, inclusive internet, para pessoas de baixo poder aquisitivo, inclusive voltados para a comunidade da região do bairro Baraúnas. Ainda não há data definida para inauguração do serviço.

Além dos 40 computadores do Centro de Inclusão Digital das Baraúnas, os outros 33 serão destinados a três escolas da rede pública municipal. Serão instalados 11 computadores na Escola Municipal Marília Queiroz Silva, mais 11 na Escola Municipal Tereza Cunha Santana e outros 11 na Escola Municipal Otaviano Ferreira.

O chefe de Gabinete da Secretaria de Planejamento, Francisco Maia, ressalta os investimentos do Governo Municipal visando a expansão do programa de inclusão digital. Observa que já existem 15 unidades do programa espalhados pelo município, dentre os quais dois deles na zona rural.

Programação de férias no Parque do Saber

Sessões gratuitas com exibição de filmes no planetário

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo está com programação especial para o período de férias escolares. Até o próximo domingo (9), a promoção de sessões públicas com acesso gratuito para exibições de filmes de categoria livre, destinados para crianças, jovens e adultos.

A programação teve início nesta segunda-feira (03), às 16h30min., com apresentação do filme “Oceanos no espaço”, mostrando possíveis lugares no universo onde possam existir oceanos.

Já na terça-feira (04), às 16h30min., a programação foi voltada para o público acima dos 3 anos, com apresentação de “Lary Cat”. E nesta quarta-feira (05), no mesmo horário, será a vez da apresentação de “ABC das estrelas”, destinado ao público de todas as idades.

Na quinta-feira (06) será exibido “Galileu”, às 16h30min e 20 horas., voltado mais para um público adolescente quanto adulto. Enquanto isso, na sexta-feira (07), a exibição de “Hubby Vision”, com imagens captadas no espaço.

No fim de semana também tem programação. No sábado (08), às 17 horas, apresentação de “Kaluoca Hina” e, no domingo (09), no mesmo horário, apresentação de “ABC das estrelas”.

O diretor do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez Fernandez, explica que o acesso às exibições é gratuito. Ele orienta as pessoas interessadas a chegarem um pouco antes ao local. “Também estamos oferecendo como novidade a exibição do “Aniversário do Pingo”, revela.

Para quem visita o Parque do Saber, o equipamento oferece oportunidade única ao conhecimento através de tecnologia avançada e de acesso gratuito. “Estou impressionado, principalmente porque o Governo Municipal está colocando à disposição do público totalmente gratuito. Vou recomendar para outras pessoas da minha cidade virem conhecer esta maravilha”, ressaltou o professor de física André Harada da Silva, da cidade de Vitória da Conquista.

A programação de férias segue até o dia 7 de fevereiro.

Definidas atrações do Reisado em Tiquaruçu

Festa de Tiquaruçu no sábado e domingo

A grade de atrações para o Reisado de São Vicente, na sede do distrito de Tiquaruçu, já está definida. Durante os dias 8 e 9 (sábado e domingo), bandas regionais e da cidade, além de programação religiosa e manifestações folclóricas, vão movimentar a comunidade.

As comemorações serão abertas na noite do dia 8. O primeiro dia será animado pelo ritmo de arrocha de Diego Costa, a banda Kxote é Esse e ainda atrações locais, como Malícia Sem Vergonha, Pegada Love, Beto Cardoso e Águia Azul.

Já no domingo, dia 9, a programação começa mais cedo. A partir das 5 horas, alvorada com charanga percorrendo as principais ruas do distrito. Em seguida, missa e também batizados durante toda a manhã. No período da tarde, Reisado de São Vicente, Quixabeira da Matinha, banda Chapéu de Couro, Viola de Doze e Raimundo Sodré.

O diretor de Eventos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Naron Vasconcelos, observa que a tradição folclórica ganha força no período da tarde, quanto o cortejo de Santos Reis sai pelas ruas do distrito, a partir das 15 horas.

“Santos Reis é comemorado no dia 6, mas estamos promovendo as comemorações no fim de semana para manter e projetar a tradição, dando oportunidade de mais pessoas participarem das comemorações”, frisou.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]