Feira de Santana: governo municipal de Feira libera pagamentos de prestadores de serviços do SUS

Obras são finalizadas na Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição II, em Feira de Santana.
Obras são finalizadas na Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição II, em Feira de Santana.
Obras são finalizadas na Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição II, em Feira de Santana.
Obras são finalizadas na Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição II, em Feira de Santana.

61 empresas conveniadas com a rede municipal de saúde

O Governo Municipal liberou o pagamento dos prestadores de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) em Feira de Santana, na tarde desta quinta-feira (13/01/2011). Os recursos são destinados a todas as 61 empresas que realizam serviços em convênio com a rede pública municipal e que encaminharam as notas à Prefeitura.

Os valores pagos são referentes ao mês de novembro. As contas foram processadas e fechadas no mês de dezembro, sendo que as contas do mês seguinte serão fechadas para pagamento dentro do cronograma estabelecido mensalmente.

Os prestadores de serviços da área de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, laboratórios, clínicas oftalmológicas e outros serviços prestados à comunidade feirense através de convênio com o Sistema Único de Saúde.

Escolas reformadas entregues em fevereiro

Mais duas unidades de ensino recuperadas pelo Governo Municipal

Mais duas escolas municipais estão sendo totalmente recuperadas pela Prefeitura de Feira de Santana e serão reentregues no dia 10 de fevereiro. Uma delas é a Escola Municipal Antônio Elói da Costa, situada no bairro Baraúnas.

Nesta unidade de ensino foram concluídos o forro em PVC nas 10 salas de aula, instalado revestimento nas paredes, contra piso e novas portas, além de revisão na instalação elétrica e suspensão do muro, agora com três metros. Restam apenas a pintura interna e externa, novo piso e a construção de reservatório elevado com capacidade para 5 mil litros, mais o reservatório subterrâneo para outros 10 mil.

A escola também será inserida no programa digital, com instalação de infocentro, condensadores de água, lousa digital e lousa branca.

A partir do dia 10 de fevereiro, alunos, professores e funcionários da Escola Municipal Comendador Jonathas Telles de Carvalho, no bairro Conceição II, também vão usufruir das instalações com mais conforto e segurança.

Os serviços englobam pintura geral, restauração do telhado, manutenção de esquadrias, substituição de algumas portas e janelas danificadas, e fechaduras novas, além de manutenção nas instalações elétrica e hidráulica. A escola também foi contemplada com laboratório de informática e sala de lousa eletrônica, recentemente instalados pelo Governo Municipal.

Na manhã desta sexta-feira (14), o prefeito Tarcízio Pimenta inspecionou as duas obras, acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito.

Creche escola concluída em 40 dias

Unidade vai atender crianças de zero a 6 anos

A construção da Creche Escola Professor Eduardo Miranda, no bairro Jardim Acácia, será concluída no mês de fevereiro e a previsão do secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, é que as aulas desta unidade iniciem no dia 10 de março.

Recentemente, os 12 operários da empresa T & F Construções e Empreendimentos Ltda., vencedora de licitação pública promovida pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, concluíram a instalação do piso de alta resistência, anfiteatro e das esquadrias, dando continuidade ao reboco e a construção do reservatório de 13,5 metros.

Os trabalhos também estão concentrados na edificação da área de recreação e instalação de revestimento nas salas de aula. A instituição vai atender crianças de zero a 6 anos nos turnos matutino e vespertino em oito salas amplas, distribuídas entre Creche I, Creche II, Creche III, e Pré-Escola. O local também possui baterias de sanitários, espaço multiuso com sala de informática, refeitório, anfiteatro aberto e parque infantil.

A Creche Escola Professor Eduardo Miranda também dispõe de bloco de apoio para abrigar administração, área de serviço, área de recreação coberta, secretaria, diretoria, sala dos professores e almoxarifado.

O recurso investido na creche é da ordem de R$ 1.039.304,00, através de convênio com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Econômico (FNDE). O prefeito Tarcízio Pimenta e o secretário Carlos Brito estiveram na escola na manhã desta sexta-feira, inspecionando o andamento da obra.

Agentes de Saúde com novas balanças

Benefício para os agentes e a população

A aquisição de novas balanças pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai proporcionar uma melhor atuação aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Os agentes fazem parte do Programa de Saúde da Família (PSF) e utilizam o equipamento para pesar as crianças de 0 a 5 anos de idade durante as visitas domiciliares.

Conforme o secretário de Saúde, Getúlio Barbosa, a aquisição favorece aos ACS e a população. “As novas balanças oferecem melhores condições de trabalho para os agentes e favorecem também a população, pois é através da pesagem que podemos perceber o perfil nutricional das crianças do município, e avaliar a necessidade de elaborarmos ações mais eficazes na área de nutrição”, destaca.

A coordenadora do PSF, Daniella Caribe, também ressalta a importância da pesagem. “Os dados coletados pelos ACS são enviados para o Ministério da Saúde, pois é através dessas informações que o Governo Federal pode avaliar, por exemplo, se as famílias que recebem o benefício do Bolsa Família estão realmente investindo o valor recebido na alimentação das crianças”, salienta.

Os ACS, entre outros itens, observam também a altura da criança e registram as informações no cartão de acompanhamento, que contém um gráfico com uma linha denominada de Curva de Crescimento e Desenvolvimento. Através das informações que já vêm impressas no cartão e dos dados coletados, os agentes avaliam se o menor está desnutrido, com pouco peso ou acima do peso.

Em situações que necessite de acompanhamento profissional, os ACS encaminham a criança para ser atendida no posto de Unidade de Saúde da Família (USF) referência da região em que a família reside. Os agentes também comunicam a equipe da unidade sobre a situação do menor e, a depender do caso, a equipe da USF vai até a residência da criança e só depois a encaminha para um especialista, como o nutricionista ou endocrinologista.

Segundo a diretora de gestão da Rede Própria de Saúde do município, Gilberte Lucas, “as novas balanças já estão no almoxarifado da SMS e serão entregues pelo prefeito Tarcízio Pimenta em breve”.

Filmes movimentam Planetário

Muitas crianças visitam Museu Parque do Saber

A exibição de filmes com temas diversos e de censura livre está movimentando o Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo. Diariamente, todas as tardes, dezenas de pessoas assistem às exibições gratuitas, definidas dentro da programação especial de férias escolares.

Ao todo, são sete títulos diferentes de filmes em exibição, em dias variados, direcionados para o público a partir dos 3 anos. Alguns com temas infantis, outros abordando assuntos científicos. Dentre eles, a exibição inédita de “Aniversário de Pingo”, nesta quinta-feira (13) e também na sexta-feira (14), sempre às 16h30min.

O “Aniversário de Pingo” relata a estória de um garoto que recebe como presente de aniversário de seu avô, um cientista, um brinquedo que o ajuda a desvendar os mistérios do Cosmo. O brinquedo revela a estrutura atômica, a existência de buraco negro no universo, as estrelas, as nebulosas e também as constelações.

Nos próximos dias, a exibição deste filme e também de outros temas. Na sexta-feira (14), a reprise de “Aniversário de Pingo”, enquanto no sábado (15) a exibição de “ABC das Estrelas”, às 17 horas, e, no domingo (16), “Hubble Vision”, também às 17 horas.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108654 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]