Governo federal proíbe uso de robôs em leilões eletrônicos

O portal Comprasnet, do governo federal, rejeitará a partir de hoje (31/03/2015) o uso de robôs em compras de produtos e serviços para a administração pública por meio de pregões eletrônicos. O sistema implementado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) impedirá que lances eletrônicos sejam feitos por programas que substituam pessoas durante a negociação.

“Todos os leilões terão esse procedimento para garantir mais transparência e segurança ao usuário. Queremos mais igualdade na participação dos fornecedores”, afirmou a secretária de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Glória Guimarães.

A mudança segue orientação do Tribunal de Contas da União (TCU), que sugeriu que a administração pública adotasse meios para reforçar a isonomia entre os licitantes, de forma a inibir o envio automático de propostas que possam comprometer a competição.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]