Governador Jaques Wagner debate com Ministro da Justiça pacto de combate à violência

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e Jaques Wagner, governador da Bahia
Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo e Jaques Wagner, governador da Bahia

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esteve nesta quarta-feira (26/01/2011) em Salvador, onde participou de reunião com o governador Jaques Wagner para discutir ações integradas de segurança pública, o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. O encontro aconteceu na Governadoria, no CAB.

O objetivo é implantar o Pacto Nacional de Combate à Violência e às Drogas, agregando as polícias civil, militar, federal e rodoviária no enfrentamento à criminalidade.

A reunião com o governador baiano faz parte da agenda de encontros que o ministro está mantendo com os governantes de vários estados. Além da Bahia, ele já visitou São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

De acordo com José Eduardo Cardozo, a partir desses encontros será definida a proposta de um pacto entre o governo federal e os governos dos estados que será, posteriormente, apresentada à presidenta da República, Dilma Rousseff, durante reunião em Brasília, com a participação de todos os governadores.

Mobilização

Segundo o ministro Cardozo, o Pacto Nacional de Combate à Violência vai priorizar as características de cada estado, para que as estratégias atendam às suas necessidades.

“Além de desenvolvermos ações, vamos também utilizar experiências já aplicadas nos estados e que deram certo, como os Territórios da Paz, que estão funcionando muito bem na Bahia, as UPPs, no Rio de Janeiro e o Pacto pela Vida, que deu bons resultados em Pernambuco. Mas, claro, serão respeitadas as necessidades de cada estado”, disse.

Outra finalidade do pacto é mobilizar os segmentos organizados da sociedade civil, a exemplo de instituições religiosas, sindicatos, universidades, Ministério Público, Judiciário e Legislativo.

Ações integradas

Durante o encontro, o governador Jaques Wagner e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, apresentaram ao ministro José Eduardo Cardozo o Programa de Segurança Pública do Estado da Bahia, que visa integrar ações de todas as secretarias de estado no combate à criminalidade.

De acordo com o secretário, o programa terá ações de policiamento preventivo, que serão realizadas pelas bases comunitárias, principalmente em áreas com maior índice de homicídio; ações voltadas para policiamento repressivo e investigativo e o fortalecimento dos departamentos de homicídio e de combate às drogas.

“O narcotráfico é o principal responsável pelo aumento da criminalidade. Por isso, é essencial o seu combate, e os governos estaduais e federais estão trabalhando neste sentido. Dentro do programa estadual de segurança pública, temos como prioridade a formação de profissionais de segurança e o combate aos abusos policiais. Nossa visão é que o policial trabalhe respeitando os direitos humanos e que seja uma polícia de aproximação”, disse o secretário.

Operação do Batalhão de Choque na região da Liberdade - Santa Mônica, Salvador. Ministro da Justiça debate integração de forças policiais.
Operação do Batalhão de Choque na região da Liberdade – Santa Mônica, Salvador. Ministro da Justiça debate integração de forças policiais.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário