Salvador: Gestão do Hospital do Subúrbio é modelo para outros Estados

Hospital do Subúrbio será apresentado à comunidade nesta sexta-feira. Localizado em Salvador, HGS conta com 268 leitos.Hospital do Subúrbio será apresentado à comunidade nesta sexta-feira. Localizado em Salvador, HGS conta com 268 leitos.


A gestão adotada pela Secretaria da Saúde do Estado da (Sesab) no Hospital do Subúrbio, em Salvador, por meio de Parceria Público Privada (PPP), está sendo usada como modelo para a implantação de unidades de saúde em outros estados brasileiros.

Ao bater o martelo na Bolsa de Valores, Mercados e Futuros do Estado de São Paulo (BM&F Bovespa), a Bahia tornou-se pioneiro no Brasil neste tipo de parceria na área de saúde pública. Agora, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo planejam a construção de Unidades Hospitalares utilizando a esta mesma modalidade.

A diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, Mara Souza, explica que a PPP no Hospital do Subúrbio é monitorada por um comitê formado por quatro pessoas da Sesab e três auditores internos. No acompanhamento da administração é levada em conta tanto a quantidade quanto a qualidade dos atendimentos.

Segundo a diretora, os pontos fundamentais para a escolha deste tipo de gestão foram uma maior agilidade na compra e manutenção de equipamentos e a possibilidade de contratar os funcionários pelo período da concessão, diferente das organizações sociais.

O Hospital do Subúrbio, que foi inaugurado em 13 de setembro de 2010, já está funcionando com a 80% da capacidade, como previsto no edital de concessão. A unidade estará operando com 100% até o final de março. A administração está a cargo da Prodal Saúde, que venceu a concorrência para a gerência da unidade pelo período de 10 anos.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]