FAPESB aprova projeto AVQAR que permite monitoramento ambiental com baixo custo

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Em função da realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 no Brasil e Salvador sendo escolhida como uma das sub-sedes do evento, iniciativas começam a ser tomadas, para controle da qualidade do ar. A FAPESB (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), em seu Edital 014/2010, aprovou o projeto Sistema de baixo custo para avaliação da qualidade do ar, AVQAR. O AVQAR será desenvolvido principalmente para cidades com mais de 500 mil habitantes, com o objetivo de controlar a atmosfera nas diversas áreas, com diferentes níveis de concentrações de poluentes e visando principalmente o diagnóstico da qualidade do ar associado à saúde humana.

O projeto AVQAR é da EDZA – Planejamento, Consultoria e Informática, em parceria com a UFBA, NIMA (Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente) e LAQUAM (Laboratório de Química Analítica Ambiental). O sistema terá o desenvolvimento iniciado nos primeiros meses de 2011 e o produto estará disponível para comercialização a partir de 2012. Ele é constituído por um conjunto de amostradores passivos com possibilidade de medir até 10 poluentes simultaneamente. Esse conjunto é capaz de captar gases contaminantes e poluentes do ar, incluindo aqueles que são considerados convencionais e passíveis de monitoramento e controle no país.

Quando poluentes estão em concentrações acima dos padrões de qualidade, poderão afetar a saúde da população, bem como ocasionar danos à flora e fauna, aos materiais e ao meio. A cidade de Salvador tem cerca de 2,7 milhões de habitantes, mais de 700 mil veículos circulando e cerca de 40 bairros. Para esse controle o AVQAR poderá complementar nesta capital, por exemplo, estações sofisticadas de monitoramento do ar, visto que são necessários muitos pontos para diagnosticar a qualidade da sua atmosfera. Mesmo em locais onde não haja outro tipo de monitoramento do ar, o AVQAR atenderá a demandas em uma grande abrangência espacial, por ser de custo unitário baixo.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112630 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]