Explosão em mina na Colômbia matou 21 operários, concluem autoridades

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Brasília – As equipes de resgate da Colômbia concluíram ontem (27/01/2011) à noite as operações na Mina de La Preciosa, no Nordeste do país. No total, 21 mineiros morreram depois da explosão ocorrida quarta-feira (26).

Os quatro últimos corpos de operários foram resgatados ontem. O fim das operações foi anunciado pelo coordenador do Comitê Local de Prevenção e Atenção a Desastres (CLOPAD), Luis Alfonso Solórzano.

As informações são da rede multiestatal de televisão, Telesur, com sede em Caracas, na Venezuela. Os corpos dos operários foram localizados a mais de 4 mil metros de distância da entrada da mina. Segundo Solórzano, as dificuldades na operação de resgate foram causadas pelo acúmulo de gás metano nos túneis da mina de carvão.

Na última quarta-feira (26) houve uma explosão na mina de carvão. Para especialistas, a tragédia foi causada por um acúmulo de gás no local, que fica na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia. Na noite do acidente foram resgatados 14 corpos.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que estava na Europa onde participou do Fórum Econômico Mundial de Davos (Suíça), antecipou seu retorno para acompanhar as operações de resgate. Anteontem, o governo chileno enviou quatro especialistas em resgate de minas para cooperar com as operações no Nordeste colombiano.

Em 2007, a Mina de La Preciosa sofreu uma explosão semelhante à que ocorreu esta semana quando 30 pessoas morreram. Em outubro do ano passado, em outra mina houve também uma tragédia que provocou a morte de seis pessoas e deixou dois feridos.

*Com informação da Agência Brasil

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Alberto Peixoto 478 artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Dúvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozóide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua como incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: reyapeixoto@yahoo.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário