Educação para o semiárido é discutida em Feira de Santana

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Entre quinta (27/02/2011) e sábado (29) acontece em Feira de Santana (BA) mais um Seminário de Formação de Professores do Projeto Cisternas nas Escolas. O evento, que será realizado na Pousada Central, reunirá educadores de 13 municípios do semiárido baiano, debatendo métodos de ensino apropriados às comunidades sertanejas, a chamada “educação do campo contextualizada”. A iniciativa é do Centro de Assessoria do Assuruá (CAA), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes) e Governo Federal.

Iniciado em 2009, o Cisternas nas Escolas implantou cisternas de armazenamento de água em 43 unidades escolares, além de hortas comunitárias, que estão possibilitando alimentação de qualidade para diversos alunos da zona rural. A formação de professores é uma das principais atividades do projeto, com o objetivo de levar para a sala de aula as reflexões sobre a realidade local, valorizando a região e incentivando a permanência no campo.

Com a experiência do Projeto Cisternas nas Escolas, a Bahia ganhou visibilidade nacional, tornando-se referência para ações na área de segurança alimentar. A iniciativa está sendo ampliada para os demais estados nordestinos, numa parceira entre a Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Cooperação Espanhola e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110958 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]