Dia D para o Kart na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A temporada 2011 do automobilismo baiano começa no próximo dia 5 (sábado) com fortes emoções. Desta vez o clima tenso e a adrenalina não estão relacionados ao ronco dos motores e à disputa entre pilotos. Mas a uma notícia que caiu como uma bomba, com efeito devastador, sobre o esporte amador no Estado: a Copa Verão de Kart pode ser a última prova realizada no Kartódromo Ayrton Senna, em Lauro de Freitas.

Além da tradicional competição de Kart, que abre o calendário do kartismo baiano, e a premiação dos melhores de 2010, a Federação de Automobilismo da Bahia (FAB) e a Associação Baiana de Karts (ABK) prometem fazer do dia 5 uma verdadeira manifestação da força do esporte. Está sendo orquestrado um protesto contra a possível demolição imediata do kartódromo e a ameaça de não realização do Campeonato Baiano de Kart este ano. Batizado de Dia D para do Kart Baiano, o evento contará com participação dos 12 clubes da modalidade no Estado.
A presidente da FAB, Selma Morais, convoca aos entusiastas e amantes do esporte para se juntarem aos pilotos e à grande família do automobilismo, em um protesto durante todo o dia, a partir das 9h, no Kartódromo Ayrton Senna. O risco de não haver campeonato este ano existe, porque a Prefeitura de Lauro de Freitas doou o terreno utilizado pela FAB à Confederação Brasileira de Judô (CBJ), para a construção de um centro da modalidade no local. Informações não oficiais indicam que o centro será construído a partir de maio e que o Kartódromo Ayrton Senna, um dos principais do País, pode ser demolido a partir de fevereiro.

No entanto, de acordo com Selma Morais, houve um encontro com a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, no qual foi assegurado que o kartódromo seria desativado apenas quando um novo fosse construído, em outro local, a ser doado pela Prefeitura. “Os kartistas estão sofrendo a ameaça de ficarem sem a única pista da Região Metropolitana do Salvador”, conta. “Não podemos permitir que isso aconteça, reivindicamos outro espaço para a realização da temporada”, afirma Selma, ressaltado que é inadmissível cruzar os braços e permitir um retrocesso como esse para o automobilismo baiano.

Segundo o diretor da ABK e piloto, Euvaldo Luz, a Prefeitura de Lauro de Freitas tem todo o direito de tomar o terreno de volta, já que a concessão é de 20 anos. “Mas o que os kartistas baianos querem é que o Município disponibilize outro espaço, sem comprometer o campeonato”. Ele lembra que o Baiano de Kart é disputado ininterruptamente desde 1991 e que o Kartódromo de Lauro de Freitas é utilizado para treinos e aluguel de kart de terça a domingo.

Geração de emprego e renda – De acordo com o piloto Paulo Galés, cerca de 300 pessoas dependem, direta ou indiretamente, do Kartódromo. “Para os que não conhecem a estrutura, é impossível imaginar o que seu fechamento pode causar para a família de mecânicos, auxiliares, vigias, bandeirinhas de prova, caseiros, auxiliares de pista, etc”, comenta o piloto. Ele lembra que a maioria está no local há mais de 15 anos. “São crianças que cresceram brincando no local, aprenderam uma profissão e hoje são mecânicos: pais de família que correm o risco de ficar sem emprego de uma hora para outra”, lamenta.

“Para nós, pilotos, é um esporte. É ruim perder o espaço, mas podemos ficar sem praticar. Mas o que vai acontecer com esse pessoal todo que depende do kart?”. “Precisamos de toda a ajuda possível, para que o Kart não viva esse retrocesso no Estado”, afirma.

Um dos mais tradicionais do Brasil, o Kartódromo Ayrton Senna foi construído em 1991. Desde o último dia 22 de dezembro, o terreno de 20 mil metros quadrados está cedido pela Prefeitura de Lauro de Freitas, em regime de concessão, para a Confederação Brasileira de Judô.

A Bahia conta hoje com 12 clubes de automobilismo: Associação Bahiana de Karts (ABK); Associação Conquistense de Kart (ACK); Clube de Arrancada da Bahia (CARB); Clube de Automobilismo da Bahia (CAB); Automóvel Clube do Oeste Baiano (OUCOB); Clube de Automobilismo de Camaçari (CAC); Free Road Clube; Bahia Off Road Clube; Terrible’s 4X4; Automóvel Clube da Mulher; TBD Toyers do Brasil

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120472 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.