Decisão do Supremo é derrota para Battisti e Lula, diz imprensa italiana

Logomarca do Jornal Grande Bahia.
Logomarca do Jornal Grande Bahia.

Os jornais italianos deram grande destaque à decisão de Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal, que recusou o pedido de alvará de soltura feito pelos advogados de Cesare Battisti. O ex-ativista continuará preso até fevereiro , quando o recesso judicial acaba e o STF poderá voltar a debater o caso.

 O assunto virou manchete dos principais jornais italianos, que acompanham de perto o desenrolar da polêmica. Para o Corrière della Sera, a decisão do ministro Cesar Peluzo é uma ‘derrota’ para Battisti, mas talvez também para o ex-presidente Lula. A maioria dos jornais menciona o atrito que o caso poderia estar provocando entre o executivo e o judiciário no Brasil.

De acordo com os textos das reportagens, o advogado de Battisti, Luis Roberto Barroso, chegou a comparar a decisão do Supremo a um golpe de estado. O jornal La Repubblica cita Francisco Rezek, ex-ministro das Relações Exteriores que foi membro do tribunal de Haia por vários anos. Segundo o jornal, Rezek dá razão à Itália e diz que a condenação do Brasil em Haia estaria garantida.

A imprensa também dá destaque à iniciativa do deputado paranaense Fernando Francischini, que pediu a anulação do ato do ex-presidente Lula. Um dos detalhes que parecem irritar os italianos é o argumento utilizado por ele para embasar sua decisão: Lula disse que não permitiria a extradição de Battisti para evitar riscos à vida do ex-militante. A opinião pública italiana acredita que o país não maltrata ou assassina seus prisioneiros, e e explicação do ex-presidente seria, dessa forma, infundada.

Franco Frattini, ministro das relações exteriores, resumiu bem a decepção generalizada entre os italianos. Em entrevista ao canal TG1, o chanceler disse  “que os italianos não querem ver Battisti andando livremente pelas praias do Rio depois de ter matado tantas pessoas. “

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116730 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.