Casa da Cidadania de Feira de Santana contará com intérprete de Libras

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

Sempre atenta a defesa dos direitos dos cidadãos e atendendo a um anseio dos portadores de deficiência auditiva, as sessões da Câmara de Vereadores de Feira de Santana contarão com a presença de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir do inicio dos trabalhos legislativos para este ano, em 15 de fevereiro.

Um profissional será cedido pela Secretaria Municipal de Educação e fará a tradução simultânea das sessões sempre que houver na platéia qualquer pessoa que necessite deste recurso para compreender com clareza e exatidão a apresentação de propostas e as discussões na Casa da Cidadania.

A Câmara Municipal aprovou nos últimos anos diversos projetos cujo objetivo é promover a ampla e irrestrita inclusão social dos surdos que residem em Feira de Santana.

Em 2005, por exemplo, foram aprovadas as leis de nº164 e 2.608. A primeira torna a Libras como língua oficial do município e a segunda cria o cargo de intérprete, ambas de autoria do vereador Justiniano França (Democratas). Além disso, em 2009, foi aprovada a lei nº 3.000 que torna obrigatória a presença de um intérprete de Libras em locais de atendimento coletivo.

Instituída pela lei federal 10.436, de 24 de abril de 2002, a Libras é oficialmente a segunda língua do Brasil. Ela é formada por todos os níveis lingüísticos: o morfológico, o fonológico, o sintático e o semântico e se diferencia das demais línguas por sua modalidade visual-espacial.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111098 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]