Campanha incentiva doação de livros à Biblioteca do Rio Vermelho

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.
Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Fundação Pedro Calmon, vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult), realiza nova edição da campanha ‘No Dia 2 de Fevereiro Não é só Yemanjá que Receberá Presentes. Doe Livros para a Biblioteca Juracy Magalhães Jr’.

Além de integrar a Biblioteca aos festejos populares no bairro do Rio Vermelho, o objetivo da campanha é estimular a doação de livros novos sobre cultura afro-brasileira e africana. A ideia é que as obras doadas reforcem a aplicação da Lei 10.639/03, que estabelece o ensino da História da África e da Cultura Afro-brasileira nas escolas.

A diretora da biblioteca, Sônia Morelli, ressalta a importância da doação. “Esse é um tema que tem despertado muito interesse dos nossos leitores, o que contribui para acabar com o preconceito racial”. Ela diz ainda que a Biblioteca Juracy Magalhães Jr. sempre participa das atividades culturais do bairro, como o Dia dos Pescadores (29 de junho) e a Festa de Yemanjá (2 de fevereiro).

Gerente do Sistema de Bibliotecas Públicas e uma das idealizadoras da campanha, Cristina Santos destaca a importância da renovação do acervo da biblioteca com essas doações e a sugestão de que sejam livros novos. “Muita gente doa livros antigos à biblioteca que são bem aproveitados. Mas a maioria não conhece ou nem possui acesso a esse tema da cultura afro-brasileira, principalmente voltado para o público infanto-juvenil. Queremos estimular também a visita à livraria para conhecer novos títulos e autores que trabalham com essa temática”, afirma.

No próximo dia 2, a Biblioteca receberá funcionários e amigos para confraternização e preparação de um balaio com presentes, que será entregue na colônia de pescadores. Por conta das festividades no bairro, a biblioteca voltará a atender ao público no dia 3 de fevereiro, a partir do meio-dia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110959 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]