Cachoeira prepara comemorações para os 40 anos de tombamento

Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.(UEFS).
Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.(UEFS).

O aniversário de 40 anos do reconhecimento de Cachoeira como Monumento Nacional pelo (IPHAN) Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional será marcado pela realização de uma sessão solene da Câmara de Vereadores, no dia 13 de janeiro(quinta-feira), às 19h. A solenidade será aberta com a execução do Hino Nacional pela Filarmônica Lyra Ceciliana. Em seguida, pessoas e autoridades que estiveram envolvidas diretamente no processo de tombamento da cidade histórica serão homenageadas e convidadas para falar sobre a importante inciativa. Logo após, haverá pronunciamentos das autoridades presentes.

Ainda durante a solenidade, será apresentado ao público o Projeto dos 40 Anos de Cachoeira- Cidade Monumento Nacional que prevê uma série de ações e atividades durante todo o ano. Técnicos farão a exposição do projeto das obras que serão executadas para a implantação do sistema de fiação subterrânea da rede elétrica do Centro Histórico com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento das Cidades Históricas(PacH), do governo federal em parceria dos governos estadual e municipal

A sessão comemorativa será encerrada com a execução do Hino da Cachoeira pela Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana. As comemorações em homenagem às quatro décadas do tombamento de Cachoeira estão sendo coordenadas pela prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeira, e parceria com a Câmara de Vereadores.
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL- A implantação, a partir deste ano, da matéria Educação Patrimonial na grade curricular das escolas da rede municipal de ensino prevista no Decreto Legislativo Nº 19/2009 de autoria do vereador Carlos Menezes Pereirana e posteriormente transformada na Lei Nº. 818/2009 sancionada pelo prefeito Fernando Antônio da Silva Pereira em 2 de abril de 2009, será uma das ações programadas pelo Projeto dos 40 Anos de Cachoeira Monumneto Nacional.

A cidade de Cachoeira foi convertida a Monumento Nacional por meio do decreto federal Nº. 68045 de 13/01/1971.

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]