Caboclos de Itaparica são retratados em exposição fotográfica

Cartaz da exposição fotográfica ‘Caboclos de Itaparica'.Cartaz da exposição fotográfica ‘Caboclos de Itaparica'.


Cartaz da exposição fotográfica ‘Caboclos de Itaparica.

Cartaz da exposição fotográfica ‘Caboclos de Itaparica’.

A exposição fotográfica ‘Caboclos de Itaparica’ acontece na Praça do Campo Formoso, em Itaparica, entre a próxima sexta-feira (07) e o dia 7 de fevereiro de 2011. Com acesso gratuito, os visitantes terão oportunidade de conferir fotos de Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo e Paulo Lima. Em 7 de Janeiro, Itaparica comemora a Independência do Brasil, lembrando a expulsão dos portugueses da Ilha.

Quarenta painéis vão ser dispostos nas ruas de Itaparica, entre a Fonte da Bica e a Praça do Campo Formoso, e outras 20 fotos apresentadas na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, espaço também do coquetel de abertura, na próxima quinta-feira (6), às 18h. Nesse dia, os fotógrafos farão homenagem aos participantes do grupo ‘Os Guaranis’, entregando retratos produzidos em janeiro de 2010. Na ocasião também será exibido o documentário ‘A Exaltação Festiva da Mestiçagem – Os Caboclos de Itaparica’.

Justino Marinho é o curador da exposição, e cada um dos fotógrafos participa com 15 imagens, permitindo ao apreciador vislumbrar nas 60 fotos a trajetória histórica da Ilha de Itaparica, a diversidade e a exuberância da manifestação cultural do grupo ‘Os Guaranis’, que, por meio da exaltação ao caboclo ‘Tupinambá’ – maior representante da festa – reverencia as raízes míticas da formação do povo brasileiro.

Gestos e cores

As lentes de Armando Corrêa Ribeiro, Gal Meirelles, Patrícia Carmo e Paulo Lima registram o início dos preparativos, desde a puxada do carro dos caboclos percorrendo as ruas do Centro Histórico de Itaparica à levada dos fachos a uma quitanda junta à Fonte da Bica, pontos altos dos festejos. Perfis, gestos, cores, adornos, plumas e movimentos dos caboclos também resultaram num belo conjunto de imagens.

Os fotógrafos registraram a manifestação dos caboclos de 5 a 10 janeiro de 2010. O projeto tem produção da Baluart e apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio do edital Matilde Matos de apoio a Exposições de Artes Visuais, da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), através do Fundo de Cultura e da Fundação Cultural (Funceb).

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]