Banco de Desenvolvimento Chinês quer investir na Bahia

Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.Jornal Grande Bahia, compromisso em informar.

A Copa 2014 na Bahia foi um dos destaques de reunião que aconteceu na sexta-feira (14/01/2011) com membros do Banco de Desenvolvimento Corporativo da China, no Terminal Portuário de Aratu.

O titular da Secretaria Extraordinária para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, Ney Campello, o secretário da Agricultura, Eduardo Sales, o chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária da Indústria Naval e Portuária, Adary Oliveira, e representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração participaram do encontro, que contou também com a presença do Grupo TPC Soluções Logísticas Inovadoras e Inteligentes.

Apresentar aos chineses as oportunidades de negócios existentes na Bahia para atrair investimentos para o estado foi o principal objetivo da reunião, depois da visita à China para a Expo Shanghai 2010. As negociações foram mantidas com a participação da Secopa no Evento Brasil/China, organizado pela Câmara Empresarial e com a presença dos chineses no II Fórum Copa Bahia 2014.

Na manhã de sexta-feira, a comitiva, composta pelo vice-diretor-geral Wenjiang Cao, o gerente-sênior Guoxi Tang e o gerente Naiji Dong do Banco de Desenvolvimento Corporativo da China, visitou as instalações do Porto de Aratu, além de conhecer a fábrica de biscoito e massa.

No período da tarde foram feitas explanações referentes às oportunidades de negócios nas áreas de infraestrutura e turismo para atender as demandas estruturais da Copa, agronegócios na Bahia (unidades agroindustriais) e a Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

Campello destacou que a Copa 2014 é uma enorme atividade econômica e que a secretaria vem estimulando aliança de investidores estrangeiros com empresas baianas. “Para nós, um dos legados da Copa 2014 será o fortalecimento e dinamização da economia do estado”.

A atração de investimentos em infraestrutura (estádio e mobilidade urbana) e no turismo para a Copa 2014 foi ressaltada pelo secretário.

Ele destacou também alguns interesses de negócios específicos da Secopa, “que estão vinculados à expertise dos chineses em tecnologia de espetáculos. Pretendemos, inclusive, realizar um seminário internacional em tecnologia de espetáculos”.

Após as apresentações, Wenjiang Cao afirmou que é grande a expectativa de investimentos no estado e que ele tem confiança na parceria com a Bahia.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]